UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 14h47

Daniela Polzin perde e fica com a prata no judô até 48 kg

Bruno Doro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro

Daniela Polzin chorou ao perder da campeã mundial. Mas o choro, de tristeza, era também de esperança. "Agora estou decepcionada. Acabei de sair da luta. Mas minha cabeça está erguida. Ontem à noite, em minhas orações, pedi que se tivesse de abrir mão da medalha de ouro por uma medalha olímpica, eu faria. Deus sabe o que faz".

A medalha de ouro não veio, culpa da cubana Yanet Bermoy, campeã mundial em 2005. Ela venceu por ippon, após abrir uma pequena vantagem para a brasileira. "Na luta final, encarei uma grande adversária e gostaria que o resultado fosse diferente. Vim para o ouro, mas faltou pouco. Ela acabou botando vantagem no inicio e tive de abrir a guarda. Se não abrisse, perderia de qualquer forma".

A cubana fez questão de elogiar a brasileira. "Ela não deve desanimar. Eu a enfrentei quatro vezes nesse ano, nunca perdi, mas ela é uma atleta de muita qualidade. As duas estavam em busca de uma só coisa, o ouro do Pan".

A luta foi bastante truncada, com ataques dos dois lados. Porém, faltando pouco mais de um minuto para o final do confronto, o árbitro puniu Polzin, que ficou atrás no placar. Faltando 30 segundos para o final da luta, a cubana ainda garantiu um yuko. Seria suficiente, mas o ippon no final definiu a eliminação de Daniela.

"Ela não é invencível e nem inderrubável, mas hoje colocou uma vantagem e se escondeu. Eu tive que abrir para arriscar porque perder de pouco ou perder de ippon para mim é a mesma coisa", afirmou Daniela.

No primeiro combate, a brasileira demorou apenas 46 segundos para conquistar a vaga para as semifinais, ao derrotar a haitiana Gerdine Mathieu. Já entre as quatro melhores, ela superou a salvadorenha Zuleyma Garcia, com facilidade. Garcia foi punida três vezes e Daniela ainda conseguiu um waza-ari, para fechar o combate.

Se Polzin vencesse, o judô feminino conseguiria sua terceira medalha de ouro. Edinanci Silva e Danielle Zangrando já haviam conquistado o primeiro lugar no Pan. Por enquanto os homens só possuem um ouro, mas ainda haverá uma final masculina com João Derly na categoria até 66 kg.

No primeiro combate da disputa de bronze a argentina Paula Pareto venceu por ippon a salvadorenha Zuleyma Garcia, a pouco mais de dois minutos do final da luta. Também na disputa pelo bronze, a norte-americana Rodriguez superou Miranda, do Equador.