UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 12h38

Após vencer cubano, Derly passa por chileno e está na final

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Depois de vencer o rival mais forte da chave, o brasileiro João Derly não precisou se esforçar tanto para chegar à final. Ele venceu o chileno Felipe Novoa e enfrentará o equatoriano Roberto Ibañez na chave até 66 kg.

Na categoria feminina do judô, as brasileiras tiveram um ótimo desempenho e disputarão duas finais. Érika Miranda, da categoria até 52 kg venceu a dominicana Maria Garcia. Enquanto Daniela Polzin lutará pelo ouro na categoria de até 48 kg.
MULHERES LUTAM PELO OURO
LEIA MATÉRIA COMPLETA
Derly venceu por ippon a 2min11s do final, após três punições ao chileno.

Campeão mundial de judô, Derly bateu nas quartas-de-final o cubano Yordanis Arencibia, dono de 25 medalhas em Copa do Mundo, sete de ouro. A luta era a mais esperada do Pan e foi nervosa, só decidida no tempo extra (Golden Score) com uma punição ao cubano.

A luta de estréia de Derly foi mais tranquila, vencendo em 54 segundos, por ippon, o boliviano Juan Guzmán.

Derly e Arencibia já tinham se enfrentado três vezes e em duas delas o brasileiro foi derrotado. O último confronto foi na etapa da Copa do Mundo realizada em Belo Horizonte, em maio. Na ocasião, Derly perdeu após uma polêmica decisão da arbitragem. "Estou engasgado com aquela luta e quero descontar a derrota agora, no Pan", afirmou no sábado.

Lee pelo bronze

O paulista Alexandre Lee chegou à final da repescagem e vai lutar pela medalha de bronze da categoria até 60 kg. Ele venceu o guatemalteco Douglas Arevalo por imobilização, a dois minutos e meio do fim.

Na luta anterior, ele perdeu para o cubano Yosmani Pike, por um yuko, obtido a cinco segundos do final da luta. Pike foi prata na etapa de Hamburgo da Super Copa do Mundo.