UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 12h32

Érika Miranda chega à final e garante 100% do judô feminino

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A mineira Érika Miranda garantiu que o judô feminino brasileiro voltará com medalhas em todas as categorias dos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, ela venceu a dominicana Maria Garcia, por ippon, e enfrentará Sheila Espinosa, de Cuba na final até 52 kg.

Entre os homens, o Brasil disputará a medalha de ouro da categoria até 66 kg, com João Derly. Ele venceou o rival mais forte da chave nas quartas-de-final e não precisou se esforçar para vencer chileno Felipe Novoa. Já na categoria até 60 kg, o paulista Alexandre Lee chegou à final da repescagem e lutará pela medalha de bronze.
DISPUTA DE OURO E BRONZE
LEIA MATÉRIA COMPLETA
Antes dela, Daniela Polzin já tinha chegado à final até 48 kg e garantido ao menos a prata. Nos dias anteriores, o judô feminino foi ouro com Danielle Zangrando, prata com Mayra Aguiar e Danielli Yuri e bronze com Priscila Marques.

A semifinal de Érika foi nervosa, com punições para as duas judocas e a brasileira só chegou ao golpe decisivo a pouco mais de dois minutos do final.

Na sua estréia, a brasileira tinha vencido a canadense Aminata Sall. Érika venceu por ippon a um segundo do final, em uma luta que dominou. No começo, um erro dos juízes quase prejudicou a brasileira, quando um ponto de Érika foi marcado para a canadense.

A principal adversária de Érika, porém, é a cubana Sheila Espinosa, campeã da Super Copa do Mundo de Paris.

Daniela na final

Última brasileira a estrear no Pan, Daniela Polzin foi a primeira a se classificar para a final neste domingo, último dia de disputas da modalidade. Ela venceu a salvadorenha Zuleyma Garcia, com facilidade e enfrentará a cubana Yanet Bermoy, campeã mundial em 2005 e favorita ao título.