UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 11h24

Derly bate cubano favorito e vai à semifinal

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Campeão mundial de judô, João Derly está na semifinal no Pan do Rio de Janeiro. o adversário era o mais forte da chave até 66 kg do Rio 2007, o cubano Yordanis Arencibia, dono de 25 medalhas em Copa do Mundo, sete de ouro.

Agora, Derly luta, por uma vaga na final, com o chileno Felipe Novoa, que bateu o salvadorenho Figueroa nas quartas.

A luta era a mais esperada do Pan e seguiu nervosa durante os cinco minutos. No minuto final, os dois foram punidos com falta de combatividade. A 24 segundos do fim, o cubano catimbou, pedindo atendimento médico.

No tempo extra (Golden Score), quem pontuasse primeiro, venceria. Os dois continuaram lutando com cautela. Com 40 segundos, Derly chegou perto de encaixar um golpe, mas o cubano caiu pela frente e evitou a pontuação. Derly só venceu com uma punição ao cubano, na metade do tempo extra.

Pela segunda vez no Pan-Americano do Rio de Janeiro, a torcida do judô encheu as arquibancadas com o grito "João, João". Na primeira, foi para o carioca João Gabriel Schlittler, medalhista de prata dos pesados.

A luta de estréia de Derly foi tranquila, vencendo em 54 segundos, por ippon, o boliviano Juan Guzmán.

Derly e Arencibia já tinham se enfrentado três vezes e em duas delas o brasileiro foi derrotado. O último confronto foi na etapa da Copa do Mundo realizada em Belo Horizonte, em maio. Na ocasião, Derly perdeu após uma polêmica decisão da arbitragem. "Estou engasgado com aquela luta e quero descontar a derrota agora, no Pan", afirmou no sábado.