UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 15h19

CCE conquista o bronze e a vaga olímpica por equipe

Da Redação
Em São Paulo

Como era previsto neste sábado, a equipe brasileira de Concurso Completo de Equitação (CCE) manteve o terceiro lugar e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro neste domingo. Ainda, assegurou uma vaga para a Olimpíada de Pequim, em 2008.

Nelson Perez/Divulgação/COB
Equipe brasileira do Concurso Completo de Equitação (CCE) com a medalha de bronze
Nelson Perez/Divulgação/COB
Equipe brasileira cumprimenta a torcida no Complexo de Deodoro no Rio de Janeiro
LEIA MAIS SOBRE HIPISMO
VEJA FOTOS DA PROVA
O time, formado por André Paro, Renan Guerreiro, Fabrício Salgado e Carlos Paro, ficou com uma diferença bem acima de Chile, a Argentina e Uruguai - os últimos colocados - com 235,60. O ouro acabou com os EUA (com 162,80 perdidos) e a prata para o Canadá (com 211,10) - previamente os favoritos.

Na disputa individual, os Estados Unidos dominaram a prova. Karen O'Connor conquista o ouro, seguida pelos compatriotas Phillip Dutton e Gina Miles (EUA). O melhor brasileiro na final, Saulo Tristão obteve o sétimo lugar.

"Neste momento, vamos curtir a medalha de bronze e já dar início à preparação para as Olimpíadas. Pode parecer que tá longe, mas estamos há 12 meses", disse, festejando, André Paro à Sportv. A última medalha brasileira em CCE havia acontecido em 1995, em Mar del Plata.

Neste domingo, os competidores participaram da prova de saltos e mantiveram as posições deste sábado. O CCE é a segunda modalidade a estrear no hipismo no Pan. A categoria é dividida em três dias de provas: a primeira de adestramento, a segunda de cross-country e o último dia de salto.

É a segunda medalha do hipismo brasileiro nos Jogos. A primeira também foi por equipe, no adestramento, no final de semana passado com Renata Rabello, Luiza Tavares e Rogério Clementino.

A partir de quinta-feira, a equipe de saltos, com Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves, César Almeida, Karina Johannapeter e Pedro Veniss disputam uma medalha.