UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 21h59

Futsal tem jornada de 5 dias para se vender como olímpico

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Já excluído do cronograma de Guadalajara-2011, o futsal inicia nesta segunda-feira uma jornada de cinco dias para tentar convencer que merece ser uma modalidade olímpica.

Folha Imagem
Falcão é a principal estrela da seleção, que busca a 1ª medalha da história em Pans
TABELA DE JOGOS NO PAN
O esporte é uma das novidades dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, mas já foi dispensado da próxima edição do evento. Agora, para tentar voltar ao cronograma da Odepa resta um único e maior objetivo: cair nas graças do COI (Comitê Olímpico Internacional).

A programação para as Olimpíadas de Pequim-2008 já está definida, e beisebol e softbol vão dar adeus à competição. Para Londres-2012, o COI ainda precisa escolher seus substitutos. Pode ser uma brecha para o futsal.

Dentro dessa necessidade, a principal aposta é a seleção brasileira, com seus lances plásticos e promessa de sucesso de audiência. Houve grande procura de ingressos para os jogos da equipe. A final do torneio entrou na lista de "eventos de alta demanda" do Co-Rio (Comitê Organizador do Pan do Rio).

"O interesse de público foi grande. Nossa pesquisa prévia apontou o esgotamento nas vendas. Mas não estamos em posição de exigir nada", afirmou o treinador PC, da seleção.

Para o ala Falcão, maior astro da equipe, a organização do Pan poderia ter sido um pouco mais generosa com o esporte e reservado uma arena maior como palco. E não o ginásio do Riocentro, que recebeu as partidas do Handebol masculino e feminino na semana passada.

"Estamos tristes de ter de jogar em um espaço para 3 mil pessoas. Aposto muito que teríamos condição de jogar em arena maior", afirmou. "Já tivemos finais da Liga Futsal com 15 e 23 mil pessoas", completou PC.

O Brasil enfrenta a Guatemala, às 10h30, na rodada de abertura do grupo A, que também conta com Paraguai e Cuba como o grande mistério. A escalação da equipe não foi anunciada pelo treinador.