UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 19h54

Em duelo tenso, Washington Silva é eliminado por norte-americano

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Na luta mais tensa deste domingo, o brasileiro Washington Silva foi derrotao pelo norte-americano Christopher Downs por 12 a 5, e se despediu do torneio de boxe dos Jogos Pan-Americanos na fase de eliminatórias até 81 kg. A luta foi marcada por equilíbrio nos primeiros rounds, um golpe que sangrou o rosto do brasileiro, e muita revolta da torcida com a arbitragem.

Com a derrota de Washington, o Brasil classificou apenas três lutadores às semifinais, James Dean Pereira, Everton Lopes e Pedro Lima, que já têm medalhas de bronze asseguradas.

No primeiro assalto, equilibrado, Washington só conseguiu abrir o marcador a 20 segundos do fim. No segundo, porém, o norte-americano Christopher Downs acertou o brsileiro duas vezes seguidas e o desconcentrou, virando a luta em seu favor. No fim do segundo round, Downs liderava por 3 a 1.

No terceiro round, o mais acirrado dos confrontos brasileiros, os dois trocaram golpes até que o brasileiro conseguiu reverter o resultado negativo, e empatou com 5 a 5. Em alguns momentos, a torcida passou a insultar o juiz, quando a pontuação favorecia o norte-americano. "Juiz ladrão, porrada é a solução", eram os gritos da arquibancada.

Mesmo com o incentivo, o brasileiro iniciou o quarto round em desvantagem. Downs acertou um forte golpe no rosto de Washington, e a luta foi interrompida temporariamente para que o brasileiro recebesse atendimento médico. Nos minutos finais, o americano desferiu golpes e se distanciou no marcador, para fechar o confronto em 12 a 5.