UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 18h08

James Dean assegura bronze e lamenta saída de campeão cubano

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

James Dean Pereira venceu neste domingo José Pantaleon, da Guatemala, por 14 a 9, e já assegurou ao menos a medalha de bronze na categoria até 54 kg do torneio de boxe dos Jogos Pan-Americanos.

SUSPEITA DE DESERÇÃO
EFE
Rigondeaux poderia enfrentar o brasileiro James Dean na fase decisiva dos galos
Os pugilistas Guillermo Rigondeaux (foto), medalhista de ouro nas Olimpíadas de Sydney-00 e Atenas-04 e campeão pan-americano em Santo Domingo-03 na categoria até 54 kg, e Erislandy Lara, campeão mundial de 2005 da categoria até 69 kg, estão eliminados do torneio de boxe dos Jogos Pan-Americanos.

Os dois, que tinham lutas marcadas para a tarde deste domingo, não compareceram na pesagem obrigatória no Complexo Riocentro, e, de acordo com o Co-Rio, foram automaticamente eliminados da competição. Existe a suspeita de que a dupla tenha desertado de Cuba, hipótese que ainda é descartada pela delegação do país no Pan.
LEIA MAIS
EVERTON LOPES GARANTE MEDALHA
PEDRO LIMA TAMBÉM AVANÇA
WASHINGTON SILVA É ELIMINADO
"Estou muito feliz. Já tenho um bronze garantido para o Brasil, mas quero a medalha de ouro, que é meu objetivo no Pan", disse o brasileiro após o confronto.

Na luta seguinte, do mesmo peso, o mexicano Carlos Cuadras venceu por W.O o bicampeão olímpico e campeão pan-americano em Santo Domingo-03, o cubano Guillermo Rigondeaux, e avançou à semifinal. Cuadras é o próximo adversário do brasileiro e, o vencedor do confronto, enfrentará o vencedor da luta da outra chave, entre o dominicano Claudio Marrero e Clive Atwell (GUI).

Rigondeaux e Erislandy Lara, principais nomes da delegação cubana, não se apresentaram para a pesagem e foram automaticamente eliminados do torneio. Segundo o chefe de equipe do país, os pugilistas deixaram a Vila Pan-Americana no sábado.

Mas o brasileiro não comemorou a desistência. "Ele era favorito para o ouro, e isso facilita as coisas para os outros adversários, mas não gostei que ele desistiu. Seria bom enfrentá-lo na final, ao menos pelo desafio. Ele é uma barreira", analisou Pereira, que passou os dois primeiros assaltos atrás do guatemalteco no placar.

"É parte da estratégia", tranqüilizou o brasileiro. "No começo, vou devagar para me acostumar com a luta, e só depois vou pra cima. Ele (Pantaleón) não encaixou tantos golpes, ele empurrava."

Natural de Belém do Pará, James Dean lamentou a ausência de seus familiares na arquibancada. "É muito longe, então eles estão me vendo só pela TV, e converso com eles por telefone. Eles estão longe, mas estão torcendo. É um presente estar aqui, no Pan da cidade maravilhosa."

O brasileiro terminou o primeiro assalto perdendo por 4 a 2. Visivelmente nervoso, Pereira errou golpes e continuou atrás no marcador até a metade da luta, quando chegou a tropeçar e terminou o segundo assalto ainda perdendo, por 5 a 6.

A partir daí, Pereira partiu para cima do guatemalteco. Com uma seqüência de cruzados, o brasileiro animou a torcida, que passou a gritar seu nome, e finalmente passou à frente do adversário, com 10 a 8.

No quarto e último assalto, James Dean Pereira só "segurou" as investidas de Pantaleon e, atacando apenas no último minuto, abriu mais o placar, e venceu por 14 a 9.

O paraense James Dean Pereira disputa no Rio o seu segundo Pan. Em Santo Domingo-03, ele levou a medalha de bronze na categoria mosca.