UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 16h43

Estrelas cubanas do boxe "somem" da Vila Pan-Americana

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Os pugilistas Guillermo Rigondeaux, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Sydney-00 e Atenas-04 e campeão pan-americano em Santo Domingo-03 na categoria até 54 kg, e Erislandy Lara, campeão mundial de 2005 da categoria até 69 kg, estão eliminados do torneio de boxe dos Jogos Pan-Americanos.

EFE
Guillermo Rigondeaux não compareceu
à pesagem obrigatória neste domingo
Os dois, que tinham lutas marcadas para a tarde deste domingo, não compareceram na pesagem obrigatória no Complexo Riocentro, e, de acordo com o Co-Rio, foram automaticamente eliminados da competição.

Segundo o chefe da equipe cubana, Maximiliano Díaz Gomez, os dois atletas foram vistos pela última vez no sábado, quando pediram permissão para deixarem a Vila Pan-Americana temporariamente.

"Eles pediram para comprar algo ontem (sábado), e foi a última vez que os vi", disse o dirigente cubano. "Não sei onde foram, nem o que pode ter acontecido com eles. Só sei que desde então, não voltaram à Vila. Ainda estamos esperando uma notícia deles, ou a confirmação do abandono por nosso comitê", completou Díaz Gomez.

Para o coordenador técnico da seleção brasileira, Otílio Toledo, o fato é lamentável para a competição, que perde em qualidade, mas pode ser positivo para a equipe nacional.

"Os dois ganhariam medalha de ouro, sem dúvida. Com Rigondeaux e Lara fora, o Brasil ganha mais duas chances de ouro", comentou Toledo. "Mas é uma grande pena, porque eles estão decepcionando Cuba, não tomaram a atitude correta. Se é que eles desertaram, fizeram errado. Poderiam ter aguardado até o final do Pan, e ido embora com a medalha no peito."

O coordenador disse que ainda aguarda uma confirmação oficial da desistência dos dois pelo comitê cubano. "Quando viemos pesar, comentei com os meninos que os dois não estavam aqui. Mas achamos que os dois tinham se atrasado, ou tido qualquer problema, e tinham mudado o horário", disse Toledo. "Duvido que eles admitam as fugas."

No peso de Rigondeaux, até 54 kg, o brasileiro é James Dean Pereira. Na categoria de Lara, até 69 kg, Pedro Lima é o beneficiado.