UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 20h45

Boliche brasileiro sonha com medalha inédita no Rio

Da Redação
Em São Paulo

Na segunda-feira, terá inicio nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro uma modalidade um tanto pitoresca, porém mais antiga em Pans do que muitos outros esportes mais "comuns", como o triatlo, por exemplo. Presente na competição desde o Pan-Americano de Havana (Cuba) em 1991, o boliche terá abertura no Barra Bowling, na Barra da tijuca, zona oeste do Rio, a partir das 10h.

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Roseli Santos (e) e Fábio Rezende (d) lutam pela medalha inédita do boliche brasileiro
REZENDE ANALISA OS ADVERSÁRIOS
VEJA O PERFIL DOS BRASILEIROS
Com a evolução dos últimos anos, o boliche brasileiro sonha com uma medalha inédita nos Jogos do Rio. O país será representado por quatro atletas, dois em cada categoria, e com experiências diferentes no esporte.

No feminino, a mineira Jacqueline Costa disputa o segundo Pan da carreira e tem no currículo os títulos de campeã estadual, brasileira, além da terceira colocação das Américas. Aos 43 anos, Costa quer superar o 17º lugar no torneio individual e a sétima colocação nas duplas em Santo Domingo, em 2003.

Já Roseli Santos, também com 43 anos, estréia em Pan-Americanos. Santos iniciou a carreira no esporte tardiamente, em 1995, depois de 12 anos como jogadora profissional de vôlei. Ao lado de Costa, ela conquistou a prata nos Jogos Sul-Americanos de 2006, disputados em Buenos Aires.

Entre os homens, o nome experiente do Brasil é Fábio Rezende, de 30 anos. Rezende pratica boliche desde os 11 anos e disputou o Pan de Santo Domingo, onde conquistou a melhor posição do país na modalidade, com o nono lugar na República Dominicana. Além disso, ele é líder do ranking brasileiro e tem no currículo 15 títulos nacionais.

Rezende será o "mestre" de Rodrigo Hermes no Rio de Janeiro. Estreante em Pan-Americanos, Hermes sonha com a medalha no Brasil, depois do expressivo resultado na última edição do Torneio das Américas, nos Estados Unidos, onde o brasileiro levou a medalha de prata.

Apesar de todo o otimismo brasileiro para subir ao pódio no Rio de Janeiro, os Estados Unidos são favoritos ao primeiro lugar, seguidos de Canadá e México. Com 13 medalhas de ouro na história do Pan, os americanos devem levar o ouro.

Os mexicanos, com cinco ouros na história, e o Canadá, com quatro, correm por fora na luta pelo lugar mais alto no pódio. O México tem o atual campeão Pan-Americano, já que Daniel Falconi levou o ouro em Santo Domingo. Venezuela e Colômbia, que tem o título de Winnipeg-1999, com David Romero, podem surpreender.

A disputa individual do boliche nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro terá uma rodada classificatória de abertura. Depois, os 16 melhores avançam para as oitavas-de-final e, a partir dessa fase, os atletas serão divididos em pares para se enfrentarem em confrontos eliminatórios de três partidas. Os vencedores das semifinais disputam a medalha de ouro e os perdedores lutam pelo bronze. Além da competição individual, o boliche conta com a disputa de duplas.