UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 19h06

Campeão mundial teme que caos aéreo atrapalhe defesa do título

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Único campeão do mundo presente nas disputas do atletismo do Pan-Americano, o equatoriano Jefferson Pérez teme que o caos aéreo brasileiro possa atrapalhar sua defesa de título no campeonato de Osaka, neste ano.

Pérez tem vôo para a Europa marcado para o dia 25 de julho, com partida de São Paulo. "Será a última etapa de minha preparação. Mas minha preocupação é se vou conseguir sair de São Paulo a tempo", afirmou o atleta.

O medalhista de ouro do Pan na prova dos 20 km da marcha atlética ouviu sobre "possível greve dos controladores de vôo". Mas o maior problema que os aeroportos de Congonhas e o internacional de Guarulho enfrentam, neste domingo, é com o atraso (114) e cancelamento (39) de vôos devido ao remanejamento de muitos itinerários.

Há uma tensão também entre o comando da Aeronáutica e a classe dos operadores de vôos depois do "apagão" no Cinacta-4, centro de controle de tráfego aéreo de Manaus. Membros da Aeronáutica acusaram os controladores de uma tentativa de "sabotagem".

Pérez demorou para se decidir sobre sua participação no Pan, já que tem o evento no Japão como seu principal objetivo na temporada.

"Inicialmente, não sabia se a prova dos 20 km seria disputada no dia 22 (este domingo) ou no dia 28. Mas tive sorte com a agenda de horários. Quando soube da data certa, pude vir", afirmou. "Estou feliz com a vitória, mas prefiro que meu país seja o primeiro do mundo. Se isso implicasse em ser o último aqui no Rio, tudo bem, que fosse. A prioridade é o Osaka."

O equatoriano é bicampeão e recordista mundial dessa prova. Venceu as edições de Paris-2003 (quando marcou 1h17min21s, marca ainda a ser batida) e de Helsinque-2005. Ele também conquistou o ouro olímpico em Atlanta-1996 e dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata-2005 e Santo Domingo-2003.