UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 15h15

Marcha atlética rende primeiro ouro da história para El Salvador

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

El Salvador conquistou sua primeira medalha de ouro na história dos Jogos Pan-Americanos. O feito ficou a cargo de Cristina Lopez, vencedora da marcha atlética de 20 km, com o tempo de 1h38min59s.

AFP
Cristina Lopez festeja na linha de chegada a primeira medalha de ouro de El Salvador
VEJA FOTOS DO ATLETISMO
PÁGINA ESPECIAL DE ATLETISMO
Depois do feito, ela recebeu uma ligação do presidente do menor país da América Central, Elías Antonio Saca González. "A medalha foi muito importante, sabia que seria difícil. Dedico a vitória para minha filha [Monica, de três anos]", afirmou a atleta.

El Salvador chegou ao Rio de Janeiro com apenas nove medalhas conquistadas no Pan - três medalhas de prata e seis de bronze. Destas, quatro saíram em Santo Domingo-2003. Neste ano, a delegação já assegurou sete medalhas.

Outra representante de um país que nunca teve um atleta no ponto mais alto do pódio em Pans estava na disputa do ouro. A boliviana Geovana Irusta terminou a prova em 1h39min08, e chegou a dar entrevista para jornalistas de seu país, como ganhadora da medalha de prata, até ser avisada pela arbitragem que havia sido desclassificada por ter cometido três infrações. Principal nome da delegação boliviana, ela foi a porta-bandeira do país na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio.

Com a desclassificação de Irusta, o segundo lugar ficou com Mirian Ramon, do Equador, que registrou 1h40min03. O bronze foi para Coyote Sanchez, do México, com 1h41min47.

A brasileira Tânia Splinder terminou em quarto lugar, com o tempo de 1h42min15. Na última volta, ela estava apenas na sétima colocação, e teve de acelerar para melhorar seu resultado. Ao encerrar a disputa, deu alguns passos e caiu no chão, precisando de atendimento médico.

Cisiane Lopes, a outra brasileira na prova, desistiu na altura dos 12 km e recebeu atendimento médico. Houve ainda mais uma desistência e seis competidoras foram desclassificadas.

A prova foi disputada sob forte calor no Rio de Janeiro - a largada foi dada à 13h04. Apenas sete atletas completaram o percurso.