UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 22h46

Após ouro no Pan, dupla brasileira mira os Jogos Olímpicos

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

As brasileiras Juliana e Larissa vão comemorar no avião o título dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A dupla, que conquistou a medalha de ouro no vôlei de praia na noite deste sábado, viaja neste domingo para a Suíça, onde disputa a etapa de Gstaad, a mais importante da temporada do Circuito Mundial.

A etapa é considerada o Campeonato Mundial, e por isso conta pontos dobrados no ranking. Assim, um bom desempenho é um belo passo para o principal objetivo da dupla pós-Pan: garantir a vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

"Esse campeonato na Suíça é uma das nossas metas porque é um torneio que só tem de dois em dois anos e dá muitos pontos para o ranking. Se você ganha esse torneio, fica mais perto da Olimpíada", afirmou Larissa.

O Brasil tem direito a colocar duas duplas na Olimpíada. E as parcerias serão definidas pelo desempenho nas etapas do Circuito de janeiro de 2007 a julho de 2008. Larissa e Juliana ocupam a segunda posição do ranking, atrás das chinesas Tian Jia e Wang. As brasileiras que mais ameaçam a dupla campeã pan-americana são Renata e Talita, quartas colocadas no ranking.

Formada em 2004, a dupla Juliana e Larissa nunca teve a chance de competir nos Jogos Olímpicos. Agora, elas já despontam como favoritas à conquista de medalhas em Pequim, na China, no ano que vem.

Para não deixar a vaga escapar, Juliana e Larissa treinaram no Rio visando as duplas que enfrentarão na Suíça.mesmo durante o Pan

"A gente tem um planejamento. Independentemente dos jogos que temos pela frente, fazemos um período de treinos. Aqui no Rio, todos os dias treinamos com um nível técnico muito bom. Focalizamos os treinos em função do Circuito Mundial, não em relação ao Pan", disse Juliana.