UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 23h10

Ricardinho é cortado e substituído por Bruninho na seleção de vôlei

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O levantador Ricardinho está fora da disputa dos Jogos Pan-Americanos. O capitão da seleção brasileira masculina de vôlei será substituído por Bruninho, filho do técnico Bernardinho.

"Não sei exatamente o que aconteceu. Foi uma conversa entre o Ricardinho e o Bernardo. Talvez ele (o levantador) esteja cansado", afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça.

A notícia sobre o corte do levantador titular foi divulgada de maneira confusa. Inicialmente, o chefe de missão do Brasil no Pan, Marcus Vinícius Freire, disse que a informação atribuída a ele, era "falsa". Isso, depois de dizer que a troca de Ricardinho por Bruninho havia sido solicitada pela CBV. Por sua vez, a assessoria de imprensa da Confederação dizia que a notícia tinha vindo do chefe de missão.

Finalmente, o presidente da CBV confirmou o corte. O técnico Bernardinho, que neste momento comanda o segundo treino da equipe masculina no Maracanãzinho, deve falar sobre o assunto ao final dos trabalhos.

Nesta sexta-feira, o capitão do time do técnico Bernardinho não participou dos treinos com o grupo, que se prepara para a estréia nos Jogos do Rio, na próxima segunda-feira. A explicação oficial foi que o caos aéreo havia impedido o embarque do jogador para o Rio de Janeiro. Bruninho, filho do treinador da seleção, já estava trabalhando com o grupo no ginásio do Maracanãzinho.

Ricardinho foi eleito o melhor jogador da Liga Mundial, encerrada no último dia 15, com o heptacampeonato brasileiro. O capitão da equipe foi o jogador que ganhou o maior período de folga depois da disputa do Campeonato Italiano. Ele se reapresentou à seleção apenas em meados de junho e fez o primeiro jogo contra o Canadá, em Belo Horizonte. Sua última partida pelo Modena, na Itália, havia sido no dia 18 de abril, na disputa das quartas-de-final.

No início da Liga Mundial, Bernardinho optou por poupar os titulares para a disputa do Pan. Nas três primeiras semanas da Liga Mundial, Bruninho se revezou como titular com o veterano Marcelinho (que deverá ser o titular no Pan). Ricardinho fez sua primeira atuação no dia 16 de junho, mesmo dia em que o ponteiro Nalbert sofreu um estiramento na coxa que o deixou de fora do restante da competição e também dos Jogos do Rio.