UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 00h21

Sem Ricardinho, seleção masculina faz 1º treino no Maracanãzinho

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Menos de uma semana depois de conquistar o heptacampeonato da Liga Mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei fez na noite desta sexta-feira o seu primeiro treino no ginásio do Maracanãzinho visando a disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

A equipe se movimentou por cerca de duas horas sob o comando do técnico Bernardinho. Dos 12 jogadores inscritos no Pan, apenas um não participou do treinamento: o levantador Ricardinho, que foi substituído por Bruno Rezende, filho do treinador.

Capitão da seleção brasileira e eleito o melhor jogador da Liga Mundial, Ricardinho não conseguiu embarcar a tempo para o Rio de Janeiro. O meio-de-rede Rodrigão e o ponta Dante também foram afetados pelo caos aéreo e chegaram uma hora depois dos outros atletas no treinamento.

A seleção estréia no Pan na próxima segunda-feira, às 22h, contra o Canadá. Na primeira fase, o Brasil ainda vai enfrentar Cuba e México. Dois times do grupo se classificam para as semifinais.

A maior preocupação da equipe é administrar o cansaço da temporada. O Brasil disputou a Liga Mundial até a semana passada. Na fase decisiva, realizada na Polônia, a seleção conquistou o título ao ganhar a decisão da Rússia.

"Fora o cansaço da viagem, o caos aéreo deixou o time ainda mais cansado. É uma coisa que não depende da gente, mas quebra um pouco a nossa programação", disse Bernardinho, que deu dois dias de folga para a equipe.

Mas a rotina de treinos volta forte. Neste sábado, a equipe se movimenta em dois períodos: pela manhã, na Urca, e à noite, de novo no Maracanãzinho.

O time tenta apagar no Rio de Janeiro a má impressão deixada no último Pan. Quatro anos atrás, em Santo Domingo, a seleção era favorita ao ouro, mas ficou com o bronze após perder as semifinais para a Venezuela.

Atual bicampeão mundial e campeão olímpico, o Brasil não conquista os Jogos Pan-Americanos desde a edição de 1983, em Caracas, na Venezuela.