UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 12h58

Brasil encerra último dia no tiro sem classificação para finais

Da Redação
Em São Paulo

O último dia de competições do torneio de tiro esportivo terminou sem brasileiros nas finais. Depois de terminar entre os últimos colocados no primeiro dia das eliminatórias do skeet masculino, os brasileiros Wilson Zocolote e Renato Portela não conseguiram se recuperar no segundo dia e acabaram sendo eliminados da final.

Zocolote só conseguiu a 20 colocação, entre os 27 competidores, depois de terminar com 111 pontos, enquanto Portela foi ainda pior e ficou com a 21 posição, com 110 pontos. Só se classificaram para as finais os seis melhores. Os primeiros foram os norte-americanos Todd Graves, que ficou com 123 pontos, seguido por Vincent Hancock, com 122 pontos. Na terceira colocação ficou o peruano Marco Matellini, com 120 pontos.

De acordo com o técnico da equipe, Carlo Dana, o desempenho de Portela foi atrapalhado por uma decisão equivocada de um árbitro. "O juiz deu um zero que não era zero. O Portela não contestou, ficou meio perdido e a partir desse momento saiu da concentração. Isso determinou a prova dele, que poderia lutar pela medalha".

A prova deste sábado contou com duas séries de 25 tiros, completando as cinco séries que caracterizam as classificatórias. Antes mesmo do segundo dia de provas, o chefe de equipe, Luiz Eduardo Correa, já sentenciava o final dos brasileiros: "Não há chance de classificação".

Na final Vincent Hancock terminou com medalha de ouro com 147 pontos. Graves Todd ficou com a prata e Ariel Gomez terminou com o bronze, com 144 pontos.

Entre as mulheres também não houve resultados satisfatórios. As atiradoras Vitória Machado e Simone Rocha, que competiram nas eliminatórias da carabina deitado 50 m, terminaram na 19ª e 20ª posições respectivamente. Havia 21 competidoras. A não-classificação já era esperada por Correa: "O Brasil não tem tradição. Elas atiraram muito mal", afirmou.

Em primeiro lugar terminou a norte-americana Jamie Beyerle com 583 pontos, seguida pela cubana Eglis Farfan com 581 pontos e pela também norte-americana Amanda Furrer, que terminou com 578 pontos. As oito melhores atletas se classificaram para as finais.

A final, porém foi uma repetição das três primeiras colocadas. A norte-americana Jamie Beyerle conquistou a medalha de ouro, com um total de 679,8 pontos. A prata ficou com a cubana Eglis Farfan, enquanto outra atleta dos EUA, Amanda Furrer, levou o bronze. A final do skeet masculino está prevista para às 15h30.