UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 23h53

Brasileiro termina na frente no 1º dia da patinação artística

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro Marcelo Sturmer terminou em primeiro na prova curta da patinação artística, realizada neste sábado à noite no Complexo Miécimo da Silva, na competição da patinação artística dos Jogos Pan-Americanos.

Sturmer obteve a melhor pontuação do dia com 95,1 pontos. A segunda colocação ficou com o seu maior rival, o argentino Daniel Arriola, com 91,3. Outro candidato ao ouro, o norte-americano Josh Rhoads, terminou em terceiro com 87,4.

No feminino, a brasileira Juliana Almeida, de apenas 16 anos, terminou em quarto na prova, com 77 pontos. A prova foi vencida pela norte-americana Abigail Burris, com 88 pontos, seguida pela argentina Leila Vanzulli, com 87,4, e a chilena Marisol Villaroel, com 78,5.

O short program (programa curto), como é chamado, acontece no primeiro dia de disputas, e consiste na execução de movimentos obrigatórios na coreografia com duração de 2 minutos e 15 segundos. A nota obtida nesta prova corresponde a 25% da nota final, que vai valer para a definição dos medalhistas.

Neste domingo, à partir das 20h, também no Complexo Miécimo, os patinadores voltam para o long program (programa longo), onde eles têm quatro minutos para executarem elementos de sua própria escolha. A nota obtida no programa longo representará 75% da nota final.

O brasileiro Marcel Sturmer lutará pelo bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos. Ele promete executar uma coreografia treinada exclusivamente para o Pan, e quer empolgar a torcida que for ao local.