UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 14h46

Duelos de velocistas e revezamentos marcam último dia

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O último dia de provas da natação nos Jogos Pan-Americanos deve ser marcado por dois duelos de velocistas: nos 50 m masculino, os brasileiros César Cielo, favorito, e Nicholas Santos devem disputar o ouro na prova que também terá o norte-americano Gary Hall Jr. Na prova feminina dos 100 m livre, as brasileiras Flávia Delaroli e Rebeca Gusmão protagonizam nova briga por medalha.

Após ter conquistado índice olímpico nas eliminatórias na noite da sexta-feira com 22s20, Nicholas relaxou um pouco e deixou a festa para Cielo. O nadador de 19 anos venceu com 22s18, novo recorde pan-americano, seguido por Nicholas, com 22s42.

"Podemos esperar uma dobradinha, sim", adiantou Cielo, que não acredita que o norte-americano esteja "escondendo o jogo". "Se ele está escondendo, está escondendo muiot bem", brincou. A confiança é reforçada por Nicholas. "Amanhã dá para nadar a 21 segundos", aposta.

No feminino, a disputa nacional também acirra: Flávia Delaroli, que foi apenas a quarta colocada na prova dos 50 m livre, vai para o tudo ou nada nos 100 m livre, onde terá novamente a concorrência pesada de Rebeca Gusmão.

Em ótima fase, Rebeca já venceu os 50 m livre, prova em que bateu o recorde pan-americano e conquistou o índice olímpico. Além disso, a nadadora de 22 anos marcou seu nome na história da natação do país, ao se tornar a primeira medalhista de ouro do Brasil em Jogos Pan-Americanos. Nas semifinais da prova, Rebeca fez o melhor tempo, 55s76, seguida de Flávia, com 56s40.

Nos 100 m costas, a expectativa é pela recuperação de Thiago Pereira, que fecha a maratona de oito provas com sua disputa mais difícil. Atrás do canadense Pascal Wollach, com 55s78s, e dos norte-americanos Bal Randall e Peter Marshall, que empataram com 56s04 em segundo, o brasileiro anotou o quarto tempo, 56s19. Léo Guedes foi o sexto colocado, com 56s37.

Ainda no feminino, outra brasileira que vai à final é Tatiane Sakemi, nos 200 m peito. Tatiane obteve o sexto melhor tempo da semifinal, 2min35s34, nove segundos atrás na norte-americana Caitlin Leverenz, que anotou 2min26s59, novo recorde pan-americano. Leverenz tirou o título da compatriota Keri Hehn, terceira colocada, que havia conseguido o recorde na noite da sexta-feira, com 2min26s72 na eliminatória. Hehn cravou 2min28s09 neste sábado.

As finais dos revezamentos 4 x 100 m medley masculino e feminino também serão disputadas no domingo e, na disputa masculina, o Brasil briga com os Estados Unidos pelo ouro em prova que pode consagrar a oitava medalha de Thiago Pereira.