UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 11h39

Brasil faz segunda dobradinha na natação do Pan; Pereira é ouro

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Thiago Pereira conquistou sua sexta medalha de ouro na natação dos Jogos Pan-Americanos. Na manhã deste sábado, no Parque Aquático Maria Lenk, ele venceu os 200 m peito com 2min13s51. Outro brasileiro na prova, Henrique Barbosa conquistou a prata.

Sátiro Sodré/Divulgação CBDA
Thiago Pereira comemora a conquista
da oitava medalha de ouro no Pan do Rio
PERFIL DE THIAGO PEREIRA
PÁGINA ESPECIAL DE NATAÇÃO
ÁLBUM DE FOTOS DA MODALIDADE
VEJA O VÍDEO DA CONQUISTA
O Brasil tem, agora, 20 medalhas na natação, sendo nove de ouro, e duas dobradinhas -a primeira aconteceu nos 100 m borboleta, com Kaio Márcio e Gabriel Mangabeira. No quadro geral de medalhas, o Brasil está na terceira posição, com 16 medalhas de ouro, atrás de Estados Unidos e Cuba.

A sexta vitória representa um recorde para Pereira. Ele superou a marca de cinco ouros que pertencia ao lendário norte-americano Mark Spitz, que ganhou cinco no Pan de 1967, em Winnipeg, e se igualou ao seu compatriota Djan Madruga (três de prata e três de bronze no Pan de San Juan, em 1979) em número de medalhas.

"É muito gratificante bater esse recorde do Mark Spitz. Esse é o resultado de um trabalho longo que fiz até aqui. Vim aqui já preparado para cansar muito, e meu objetivo é dar o meu melhor, independente das conquistas", disse Pereira, que sentiu o cansaço após a sexta prova. "Senti mais o cansaço hoje, e vou ocupar todo o meu tempo para descansar e tentar completar o que me propus.

O brasileiro ainda pode aumentar para oito sua coleção de medalhas, já que competirá no revezamento 4 x 100 m medley e 100 m costas.

Os triunfos de Pereira começaram no primeiro dia de finais da natação, quando ganhou a prova dos 400 m medley. Depois, levou o ouro nos 200 m medley, 200 m costas e ajudou o Brasil a superar os Estados Unidos nos revezamentos 4 x 200 m e 4 x 100 m livre (nadou só nas eliminatórias, mas teve o ouro contabilizado).

Apesar do ouro, Pereira ficou longe do recorde sul-americano, que lhe pertence, com 2min12s67. Mas isso já era esperado pelo próprio nadador, que considerou o desgaste sofrido durante a semana como o principal fator para o tempo baixo.

"Venho em uma semana de muito desgaste, estou desde segunda competindo e sabia que seria difícil nadar o meu melhor. Nadei um segundo acima do meu melhor tempo", comentou Pereira, que já tem índice para competir em cinco provas nas Olimpíadas de Pequim.

Pereira não começou bem a prova e terminou os primeiros 50 metros na terceira colocação, mas, já na primeira metade, assumiu a liderança. Na terceira batida, ele tinha 30 centésimos de segundo de frente para seu compatriota e manteve a vantagem até o fim. Barbosa levou a prata, com 2min13s83, e o pódio foi completado pelo norte-americano Scott Spann, com 2min13s98.

Já Henrique creditou à medalha a um relaxamento depois de ter ficado de fora do pódio da prova do mesmo estilo, de 100 m. "Entrei para essa prova mais calmo, porque não apostava muito nela, meus melhores tempos são nos 100 m. Sabia que o Thiago seria um grande adversário, então entrei achando que ia ficar no meio do bolo", brincou o nadador.