UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 11h17

Cielo "dá o troco" em Nicholas Santos e bate recorde nos 50 m livre

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

A disputa dos 50 m livre ficou acirrada entre dois brasileiros. César Cielo Filho deu o troco em Nicholas Santos e, na semifinal deste sábado, quebrou o recorde pan-americano, com o tempo de 22s18.

Sátiro Sodré/Divulgação CBDA
César Cielo, recordista pan-americano, tentará a terceira medalha de ouro no Rio
PERFIL DE CÉSAR CIELO
PÁGINA ESPECIAL DE NATAÇÃO
ÁLBUM DE FOTOS DA MODALIDADE
Cielo, que é o recordista sul-americano da prova, fez o melhor tempo do dia e provou ser o principal favorito ao ouro. Santos, que nas eliminatórias havia batido o recorde pan-americano com 22s20, cravou apenas 22s42.

"É recorde?", perguntou Cielo ao sair da piscina. "Hoje deu para nadar muito bem, mostramos que os brasileiros estão nadando muito. Depois de hoje, os outros caras vão olhar para essa prova com outros olhos, porque viram que estamos nadando melhor."

Já Nicholas prometeu novo duelo na final. "Ontem consegui o índice, então hoje nadei tranqüilo, só para assegurar a vaga na final. Amanhã eu vou pra cima", disse. "Dá para nadar 21s."

Os dois brasileiros deixaram para trás uma série de grandes candidatos ao pódio, como o trinitino George Bovell, o argentino José Meolans, que ganhou prata nas duas edições passadas do Pan, e o norte-americano Gary Hall Jr, que foi apenas o quarto melhor tempo, 22s86.

Sobre o norte-americano, que era considerado o grande adversário de Cielo antes de Nicholas Santos entrar na briga, Cielo demonstrou confiança. "Se ele (Hall Jr.)estiver escondendo o jogo, está escondendo muito bem", disse, brincando, e confirmou a aposta de Nicholas. "Dá para torcer por dobradinha brasileira no pódio. Vamos nadar 21s."

Na final da prova, que acontece no domingo, Cielo tentará o terceiro ouro no Pan. Ele já venceu os 100 m livre e ajudou o Brasil no triunfo sobre os Estados Unidos no revezamento 4 x 100 m livre.