UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 10h10

Daiene Dias conquista sua primeira medalha no Pan

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Aos 18 anos, a capixaba Daiene Dias conquistou neste sábado sua primeira medalha nos Jogos do Rio. Com o tempo de 2min13s35, ela levou a medalha de bronze nos 200 m borboleta. É a 19º medalha brasileira na natação do Pan.

Satiro Sodré/Divulgação
A capixaba Daiene Dias comemora a conquista da medalha de bronze no Pan
PERFIL DA ATLETA
PÁGINA ESPECIAL DE NATAÇÃO
ÁLBUM DE FOTOS DA MODALIDADE
A nadadora brigou pelo segundo lugar com a norte-americana Courtney Kalish, que acabou levando vantagem, terminando a prova em 2min12s35. O ouro ficou com a também norte-americana, Kathleen Hersey, com o tempo de 2min07s64.

"Estou muito feliz. Dedico essa medalha à minha mãe, que nem veio me ver, porque não consegue acompanhar de perto, só chora", disse a nadadora, que conversou longamente com a mãe, Márcia, pelo telefone. "Minha primeira meta era vir para o Pan, eu vim. Depois, treinei para a medalha, e consegui. Agora, tenho um ano até Pequim", disse a nadadora, que precisa ainda melhorar sua marca até o índice olímpico, que é 2min10s84.

Esta foi a segunda prova que Daiene disputou no Pan. Nos 100 m borboleta ela não fez uma boa prova e terminou fora do pódio, o que fez a nadadora pensar em desistir.

"Depois do quarto lugar nos 100 m, nem dormi à noite, fiquei chorando de tristeza. Pensei até em desistir. Mas depois pensei que já sofri tanta coisa na minha vida e continuei, que tinha que continuar tentando. Ver essa torcida põe a gente pra cima. Foi uma reviravolta", desabafou Daiene, que só teve certeza do resultado na saída da piscina.

"Na virada, eu ouvia os gritos, via as americanas na frente, e achava que estava brigando pelo quarto lugar. Quando terminei, nem consegui entender o placar, só vi aquele monte de nome e número. Aí vi meu irmão e meu namorado gritando e tive a certeza do pódio", comemorou Daiene, que começou a nadar por problemas respiratórios.

Brasil fora do pódio

Contrariando a trajetória brasileira da natação até o momento, os brasileiros não foram bem nos 1500 m livre. O baiano Luiz Arapiraca ficou em quinto, com uma marca de 15min39s32, enquanto o carioca Armando Negreiros foi o sexto, com 15min50s23.

O norte-americano Charles Peterson venceu a prova. Peterson fez um tempo de 15min12s33, seguido pelo venezuelano Ricardo Monasterio - 15min23s28 -, enquanto o canadense Kier Maitland levou o bronze, com a marca de 15min25s28.