UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 12h25

Guilheiro passa por cubano e vai à final da categoria até 73 kg

Bruno Doro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro

Leandro Guilheiro não teve vida fácil na luta contra o cubano Ronald Girones na semifinal da categoria até 73 kg do judô. Mesmo assim, com dois golpes e um shido contra o rival, o judoca foi à final. Agora, ele pega o norte-americano Ryan Reser neste sábado à tarde.

BRASIL VAI A TRÊS FINAIS
Leandro Guilheiro, Danielli Yuri e Danielle Zangrando estão na final de suas categorias. Flávio Canto, esperança de medalha de ouro, contundiu seriamente o braço, sofrendo uma luxação no cotovelo direito. Ainda tentou voltar a lutar, apenas para permitir que o norte-americano Travis Stevens o vencesse por ippon conseguido com facilidade.
LEIA MAIS
Na sua terceira luta do dia, o judoca nascido em Suzano teve mais trabalho que em seus dois primeiros confrontos. Mesmo assim, tentando encaixar o golpe perfeito, o ippon, ele conseguiu dois yukos e administrou a luta. O cubano, que ainda levou um shido (koka), deixou a vitória livre para Guilheiro, que só administrou.

Em sua primeira luta no Pan, nas oitavas, Guilheiro venceu o haitiano Josue Deprez por ippon. Na seqüência, ele enfrentou o canadense Nicholas Tritton, que foi punido três vezes, deixando o brasileiro na frente por um waza-ari.

Aos 24 anos, o brasileiro disputa seu primeiro Pan-Americano. Ele foi às Olimpíadas de Atenas, em 2004, e conquistou o bronze, a primeira medalha brasileira naquela edição dos Jogos.