UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 14h08

Viviane anuncia saída da seleção após a Olimpíada

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Um dos principais nomes da história do handebol brasileiro, Viviane Jacques disse neste sábado que deve se aposentar da seleção após as Olimpíadas de Pequim, no ano que vem. O anúncio foi feito logo após o Brasil conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Reuters
Pela seleção, Viviane jogou em duas olimpíadas e três Jogos Pan-Americanos
LEIA O PERFIL DE VIVIANE
ÁLBUM DE FOTOS DE HANDEBOL
"O meu ciclo na seleção acabou. Já passei muita coisa na seleção. Minha trajetória foi maravilhosa", disse Viviane, visivelmente emocionada.

Viviane defende o Orsan Elda Prestigio, da Espanha, e pretende atuar no país europeu por mais quatro temporadas. Na seleção, entretanto, a saída deve ser mesmo em Pequim. "Quero fechar minha carreira (na seleção) com chave de ouro", disse a tricampeã pan-americana.

A ponta-direita começou a jogar handebol em 1991. Na seleção, participou das três conquistas do Pan - foi campeã também em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003. Viviane também disputou as Olimpíadas de Sydney-2000 e Atenas-2004.

Com tanta bagagem, ela coloca a participação brasileira no Pan como um dos pontos altos da carreira. "Winnipeg foi o título da minha vida, por tudo que representou para o handebol brasileiro. Mas esse, jogando em casa, tem uma grande importância", falou a atleta.