UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 16h01

Nos últimos 250 metros, Luciano Paglarini conquista o bronze

Da Redação
Em São Paulo

Os 156 km da prova masculina de ciclismo de estrada terminaram com vitória do ciclista dominicano Wendy Cruz, em 3h38min50s, seguido do atleta de Trinidad e Tobago, Emile Abraham. Depois de um sprint espetacular, o brasileiro Luciano Paglarini conseguiu a medalha de bronze.

EFE
Nos últimos 250 metros Luciano Pagliarini conquistou a medalha de bronze no Pan
PÁGINA DE CICLISMO
FOTOS DO CICLISMO
TURISTAS ACOMPANHAM
Os ciclistas tiveram que completar oito voltas em um circuito de 19,5 km no Parque do Flamengo. Na primeira metade da prova, três competidores se destacaram, conseguindo cruzar na frente a 1h49min29s. Com velocidade média de 42 km/h, Carlos Escobar, da Colômbia, Dominique Rollin, do Canadá e o mexicano Juan Pablo Magallanes efetuaram a escapada e cruzaram a primeira volta na frente.

No segundo pelotão, a 38s dos líderes, quem cruzou primeiro foi o brasileiro Renato Seabra. O compacto grupo ainda tinha outros representantes do Brasil, Luciano Paglarini e Otávio Bulgarelli, que passaram na 13ª e 14ª colocação. Os dois trabalhavam para alcançar Seabra e, assim, conseguir o pódio. Rafael Andriato, não foi bem e cruzou nas últimas colocações.

Até a quinta volta os brasileiros não conseguiram, porém, obter sucesso na busca pelas primeiras colocações. Completos 97,5 km, os líderes se mantiveram e cruzaram com o tempo de 2h18min9s. Já o intervalo para o segundo pelotão aumentou para 40 segundos. Em quinto lugar veio Renato Seabra, que foi ultrapassado pelo chileno Marcelo Arriagada Enquanto isso, Paglarini assumiu a 12ª colocação, mas não teve mais o apoio de Bulgarelli, que ficou para trás, em 32º.

Na última volta o ritmo do segundo pelotão aumentou e o grupo se unificou. Dessa vez quem tomou a frente foi o colombiano José Perez que, em uma tentativa isolada, abriu um intervalo de 15 s para o pelotão. Luciano Paglarini continuou com um ritmo constante na 13ª colocação, enquanto Renato Seabra não conseguiu se manter na frente e caiu para a 30ª colocação.

E foi a constância de Paglarini que o permitiu batalhar pelo pódio. Mesmo assim, ele só conseguiu assumir a ponta nos 250 metros finais. O brasileiro ultrapassou os adversários em uma tentativa ousada de sprint. Foi fechado contra a grade mas, mesmo assim, ficou em terceiro. "Poderia ter sido melhor, ou pior eu poderia ter caído", contou em entrevista à Rede Globo.