UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 11h12

Embate "Brasil x Cuba" abrange também o ciclismo

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O embate esportivo entre brasileiros e cubanos no Pan ganhou mais um capítulo na prova de ciclismo de estrada entre as mulheres. Em corrida definida apenas no sprint, as brasileiras reclamaram de deslealdade das cubanas no momento decisivo.

EFE
Cubana conquista a prova no sprint depois de Brasil liderar por boa parte dos 76 km
CUBA LEVA O OURO
FOTOS DO CICLIMO
Cuba ficou com o ouro na disputa, com Yumari González, com o tempo de 2h04min52s. A melhor atleta do país foi Janildes Fernandes, com a quinta colocação e mesmo tempo. As duas chegaram juntas no pelotão final em breves momentos de muita tensão. "Foi um sprint nervoso", afirmou Janildes. "Acabei fechada."

A irmã da ciclista e também integrante da seleção brasileira, Clemilda, foi mais incisiva e acusou as rivais de deslealdade. "Elas tiraram a mão do guidão e empurraram. A Janildes foi muito 'otária'. Se fosse comigo, eu partia a cabeça", afirmou.

Clemilda reclamou também da duração da prova, de apenas 78 km - quatro voltas em um circuito de 19,5 km. "Estamos acostumadas com provas mais longas na Europa", afirmou a atleta da equipe italiana Chirio Forno D'Asolo. "Você pode ver: as cubanas não se classificam para Mundial ou Olimpíadas porque não conseguem tempo."

Segundo a prima Uênia, passista, que completa a formação do clã Fernandes, as cubanas se dedicaram durante toda a corrida para marcar as brasileiras durante o percurso. "Elas são muito experientes e conseguiram neutralizar todas as nossas tentativas de fuga", afirmou Janildes.

Entre os torcedores, aumenta a tensão contra as cubanas. A derrota da seleção feminina de vôlei na decisão contra o país caribenho foi o estopim para o público se colocar de modo contrário aos cubanos. Nesta sexta-feira à noite, os torcedores brasileiros ficaram a favor até mesmo da Argentina em duelo do basquete feminino.