UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 10h10

Cubana ganha o ouro no ciclismo de estrada no sprint final

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A cubana Yumari González conquistou o ouro pan-americano na prova de ciclismo de estrada no Rio de Janeiro. A prata ficou para a mexicana Belém Guerrero Mendez, seguida pela venezuelana Danielys Garcia.

A ciclista concluiu o percurso de 78 km em 2h04min52. Ao todo, foram quatro voltas em um circuito de 19,5 km no Aterro do Flamengo. A brasileira Janildes Fernandes terminou com a quinta posição, em meio ao pelotão de chegada.

Giancarlo Giampietro/UOL
O trio brasileiro formado por Clemilda, Janildes e Uênia conversa com jornalistas
No último domingo, Clemilda conquistou a medalha de bronze na prova de contra o relógio. A medalha de ouro ficou com a canadense Anne Samplonius, que fez o tempo de 26min23s70, seguida pela mexicana Alessandra Grassi Herrera, que anotou 27min51s19. Clemilda fez 28min15s89
O BRONZE DE CLEMILDA
PERFIL DE CLEMILDA
BRONZE NO CONTRA O RELÓGIO
FOTOS DO CICLISMO
BRASIL X CUBA
TURISTAS ACOMPANHAM
Se no triatlo os brasileiros reclamaram da falta de jogo de equipe, no ciclismo de estrada feminino isso não foi problema entre o "clã Fernandes".

As irmãs Clemilda e Janildes e a prima Uênia souberam atuar em conjunto. Uma das três sempre esteve à frente no pelotão ou envolvida em qualquer tentativa de escapada. Mas no sprint final elas acabaram ficando para trás.

"Nós três estávamos muito bem, mas estava todo mundo nos marcando, ficou muito difícil", afirmou Uênia, que tentou uma última fuga a 3 km do fim, mas se viu alcançada 1 km depois. Ela terminou com a 20ª posição, com 2h04min57. Apenas as últimas cinco atletas chegaram destacadas do primeiro pelotão - Clemida ficou com a 11ª colocação.

Janildes afirma que acabou mal posicionada na hora da definição da corrida. "Foi um sprint muito longo, e faltou energia e um melhor posicionamento", admitiu a ciclista.

As ciclistas cumpriram a prova com média de 37,479 km/h. Facilitou a temperatura amena nesta manhã no Rio de Janeiro e o circuito plano, que não exigiu muito desgaste físico.

Também por essa facilidade do circuito as tentativas de fuga das equipes eram anuladas recorrentemente e com rapidez. Na terceira volta, uma das brasileiras escapou ao lado de uma mexicana e de uma colombiana. As três chegaram a se distanciar por cerca de 15 s do restante do pelotão. Mas logo as cubanas conseguiram neutralizar esse plano.

No final desta volta, Clemilda passou em primeiro, mas liderando todo o pelotão, com 1h32min29s. A segunda parcial havia sido concluída em 1h02min36s, com Uênia à frente.

Clemilda já tem sua medalha nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Ela ganhou o bronze na disputa do contra-relógio individual. Janildes, por sua vez, levou prata em Winnipeg-1999 e bronze em Santo Domingo-2003 na estrada.

Ainda neste sábado, competem na prova de estrada os homens, em um percurso de 156 km - oito voltas no circuito. O Brasil será representado por Luciano Paglarini, Renato Seabra e Otávio Bulgarelli.