UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 14h44

Ricardo e Emanuel vencem mexicanos e vão às semifinais

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O sol finalmente apareceu, embora a quadra estivesse encoberta pela sombra da arquibancada. A torcida mais uma vez ficou em casa. E os adversários, de novo, não representaram perigo. Assim, os campeões olímpicos e mundiais Ricardo e Emanuel derrotaram os irmãos mexicanos Ulisses e Rodolfo Ontiveros por 2 sets a 0 (21-14 e 21-16) e se classificaram para as semifinais do torneio masculino de vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Lello Lopes/UOL
Campeões olímpicos e mundiais, Ricardo e Emanuel derrotaram os irmãos mexicanos...
Lello Lopes/UOL
...Ulisses e Rodolfo Ontiveros por 2 sets a 0 e se classificaram para as semifinais do Pan
PERFIL DE RICARDO
PERFIL DE EMANUEL
VEJA AS IMAGENS DA PARTIDA
Neste sábado, em busca de uma vaga na decisão, Ricardo e Emanuel vão enfrentar os canadenses Jason Kruger e Wes Montgomery, que venceram em outra partida de quartas-de-final os costarriquenhos Jonathan Guevara e Marcelo Araya por 2 a 0 (21-11 e 21-8). Na outra semifinal vão jogar os cubanos Francisco Alvarez e Leonel Munder contra os norte-americanos Hans Stolfus e Ty Loomis.

Pela primeira vez no campeonato, Ricardo e Emanuel enfrentaram uma dupla um pouco mais tarimbada, que disputa o Circuito Mundial. Na atual temporada, os mexicanos ocupam a 59ª colocação, com 166 pontos. Os brasileiros, que ganharam o Circuito nos últimos quatro anos, lideram a lista com 4060 pontos.

A diferença de qualidade técnica entre as duplas foi visível. Com um bom ritmo de jogo, Ricardo e Emanuel controlaram a valentia dos mexicanos. Os brasileiros variaram bem as jogadas, ora atacando com força, ora apostando nas deixadinhas.

Os irmãos Ontiveros bem que tentaram segurar o ímpeto brasileiro, correndo atrás de todas as bolas. Mas foram incapazes de superar a dupla favoritíssima ao ouro nos Jogos Pan-Americanos.

Assim, Ricardo e Emanuel não encontraram dificuldades em fechar o jogo em dois sets, com parciais de 21-14 (em um ataque de Ricardo) e 21-16 (em outro ataque de Ricardo).

"No primeiro set sacamos forte para tentar abrir logo uma vantagem. No segundo, tentamos quebrar um pouco o ritmo, sacar umas bolas mais lentas, fazer o estilo de jogo mudar um pouquinho", analisou Emanuel.

EUA, Cuba e Canadá nas semifinais

Além do Brasil, Estados Unidos, Cuba e Canadá seguem na briga pelas medalhas do vôlei de praia dos Jogos. As duplas que representam os quatro países venceram nesta sexta-feira. Os americanos Stolfus e Loomis garantiram a primeira vaga às semifinais em 40 minutos. A dupla dos EUA superou os uruguaios Dalmas e Zanotta por 2 a 0 (21-12 e 21-14).

Neste sábado, também na Arena de Copacabana, eles decidirão uma vaga na final contra os invictos cubanos Alvarez e Munder, que derrotaram Gil e Acosta, de Porto Rico, por 2 a 0 (21/17 e 21/9). Os canadenses Kruger e Montgomery também estão entre as quatro melhores duplas do torneio. Eles derrotaram os costa-riquenhos Guevara e Araya em dois sets (21/11 e 21/8), em apenas 27 minutos.