UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 19h02

EUA batem Canadá e levam ouro e vaga olímpica no pólo aquático

Da Redação
Em São Paulo

A seleção feminina de pólo aquático dos Estados Unidos confirmou seu favoritismo e levou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos. A decisão foi contra o Canadá e as norte-americanas venceram por 6 a 4.

Com o resultado, o time dos Estados Unidos, atual campeão mundial, também assegura a classificação para as Olimpíadas de Pequim-2008. Nos Jogos de Atenas-2004, as norte-americanas ficaram com o bronze.

O time norte-americano conquistou o ouro do Pan sem perder nenhuma partida. Os EUA estrearam com vitória sobre a Venezuela, depois passaram por Cuba, Canadá, Brasil e Porto Rico. A maior diferença no placar foi contra as venezuelanas: 21 a 3. Contra as canadenses, o jogo mais equilibrado, definido com apenas dois gols de diferença, 10 a 8.

Nas semifinais, as norte-americanas reencontraram a equipe de Cuba, e venceram por 16 a 3.

O torneio feminino de pólo aquático foi incluído no programa dos Jogos Pan-Americanos na edição de Winnipeg-1999, quando Estados Unidos e Canadá fizeram a final, com vitória canadense.

Em Santo Domingo-2003, as norte-americanas deram o troco sobre o Canadá, vencendo por 7 a 3. Agora repetiram a dose e chegaram ao bicampeonato nos Jogos do Rio.