UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 20h02

Nicholas Santos quebra recorde nas eliminatórias dos 50 m livre

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Os nadadores não pouparam esforços para as eliminatórias dos 50 m livre, na noite desta sexta-feira, nos Jogos Pan-Americanos. Em uma disputa bastante acirrada, o brasileiro Nicholas Santos levou a melhor e deixou a piscina do Parque Aquático Maria Lenk com o recorde pan-americano, além do índice olímpico para Pequim-08.

"Sabia que teria só três chances para conseguir o índice, as eliminatórias, semifinais ou finais. Mas de manhã tem feito tempo muito ruim, está muito frio para nadar. Hoje não, a água estava perfeita. Fui com tudo", disse o nadador, que demorou para perceber seu feito. "Quando eu bati a chegada, ouvi a torcida gritando e pensei: 'Devo ter feito alguma coisa boa'", brincou.

Santos venceu a última das três baterias e cravou o tempo de 22s20, surpreendendo favoritos, como o norte-americano Gary Hall Jr., o trinitino George Bovell e o brasileiro César Cielo, já ganhador dos 100 m livre. O brasileiro se aproximou do recorde sul-americano, que pertence a Cielo, com 22s09.

PEREIRA NOS 100 M COSTAS
Thiago Pereira passou por mais uma fase eliminatória da natação no Pan. Ele, que já ganhou cinco medalhas de ouro das oito em que está na disputa, se classificou para a semifinal dos 100 m costas com facilidade. O brasileiro cravou o tempo de 56s71 e foi o quarto melhor do dia. À frente dele ficaram o norte-americano Peter Marshall, o canadense Pascal Wollach e o norte-americano Randall Bal. Outro brasileiro classificado para a semifinal foi Leonardo Guedes, que fez o oitavo melhor tempo, com 57s15. Pereira nadará a semi dessa prova neste sábado, quando também competirá na final dos 200 m peito, atrás de seu sexto ouro. Até o fim do Pan, ele ainda disputará o revezamento 4 x 100 m medley, podendo terminar a competição com oito ouros.
PÁGINA ESPECIAL DE NATAÇÃO
PERFIL DOS BRASILEIROS
Cielo cravou o tempo de 22s88 e foi o quinto melhor do dia. Além de Hall e Bovell, também ficou à frente do brasileiro o norte-americano Gabriel Woodward, o segundo colocado, com 22s75.

O favoritismo de Cielo não assusta Nicholas Santos, que pretende aproveitar a prova para baixar ainda mais sua marca.

Também estão classificados para a semifinal de sábado outros grandes nomes da natação, como o argentino Jose Meolans, os venezuelanos Alberto Subirats e Octavio Alesi e o canadense Joe Bartoch.

Noite de eliminatórias
Outro recorde pan-americano a cair na noite desta sexta foi nos 200 m costas feminino. A norte-americana Teresa Crippen se classificou para as semifinais com facilidade ao cravar o tempo de 2min12s35. A canadense Liz Wycliffe foi a segunda, seis centésimos de segundo atrás.

As duas brasileiras inscritas para a prova também passaram pelas eliminatórias. Fernanda Alvarenga fez o oitavo melhor tempo do dia, com 2min22s39, enquanto Paula Baracho ficou uma posição atrás, com 2min23s48.

Rebeca Gusmão, maior nome da natação feminina do Brasil no Pan e que já ganhou ouro nos 50 m livre, se classificou com folga nos 100 m. Ela cravou o segundo melhor tempo das eliminatórias, com 56s86, mas não foi a única representante do país a ir às semifinais.

Flávia Delaroli, que decepcionou nos 50 m ao ficar apenas em quarto lugar, passou para a semi com o tempo de 58s59, o 12º melhor do dia. Rebeca só perdeu para a norte-americana Lauren Thies, que fez o percurso em 56s53.

Nos 200 m peito feminino, mais duas brasileiras chegaram às semifinais de sábado. Tatiane Sakemi ficou em quinto lugar, com 2min35s69, enquanto Veruska Clednev fez o nono melhor tempo, com 2min41s54. A melhor das três baterias foi a norte-americana Keri Hehn, com 2min26s72.

Nas provas de revezamento, dois times reservas cumpriram a primeira parte da disputa. No 4x100m medley feminino, Fernanda Alvarenga (costas), Mariana Katsuno (peito), Gabriela Silva (borboleta) e Flávia Delaroli (livre) marcaram 4m25s24, a quarta melhor marca. Na final, O time da decisão terá Fabíola Molina, Tatiane Sakemi, Daiene Dias e Rebeca Gusmão.

Na versão masculina, Lucas Salatta (costas), Felipe Lima (peito), Gabriel Mangabeira (borboleta) e Eduardo Deboni (livre) classificaram em terceiro com 3m47s72. Na final, entrarão Thiago Pereira, Henrique Barbosa, Kaio Márcio e César Cielo.