UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 12h16

Revezamento 4 x 100 m vence e dá quinto ouro a Thiago Pereira

Fernanda Brambilla
Enviada Especial do UOL
No Rio de Janeiro

A equipe brasileira do revezamento 4 x 100 m livre, formada por Fernando Silva, Eduardo Deboni, Nicolas Oliveira e César Cielo, conquistou nesta a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Com o tempo de 3min15s90, a equibe brasileira superou também o recorde pan-americano da prova, que era 3min17s18, estabelecida pelo Brasil em Winnipeg-1999.

OURO NOS 200 M MEDLEY
Flávio Florido/UOL
O brasileiro Thiago Pereira superou mais um dia de "maratona" com nova medalha de ouro na natação dos Jogos Pan-Americanos. Nesta sexta-feira, ele, que vem sendo o principal nome do país na competição, venceu a prova dos 200 m medley, com o tempo de 1min57s79. Foi o 12º ouro do Brasil no Rio.

O triunfo do brasileiro aconteceu pouco depois de ele entrar na piscina para as semifinais dos 200 m peito, em que ele obteve classificação para a decisão.
LEIA MAIS
VEJA O REVEZAMENTO
VEJA ÁLBUM DE FOTOS DO DIA
LEIA MAIS DE NATAÇÃO NO PAN
"A torcida foi essencial mais uma vez", comemorou Silva. "Nosso entrosamento deu ainda mais força, porque é muito bom conhecer o companheiro e saber que você deu o seu máximo para uma equipe que é muito unida."

Apesar de não ter nadado na final, Thiago Pereira levou, de quebra, seu quinto ouro na competição. Como participou das eliminatórias, ele também será premiado de acordo com as determinações da Federação Internacional de Natação.

"Não nadei a final mas ajudei a equipe no caminho até a decisão, então pra mim a medalha vale da mesma forma como as outras", comentou Pereira, e brincou com os finalstas. "Essa foi bem fácil de levar, fiquei assistindo na frente da TV."

Thiago Pereira supera, assim, a marca de Fernando Scherer, que na edição de Winnipeg havia conquistado quatro medalhas de ouro. O feito do nadador brasileiro também iguala o feito do norte-americano Mark Spitz , que faturou cinco medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1967, que também foi disputado em Winnipeg.

A medalha de prata ficou com a equipe dos Estados Unidos, que terminou a prova em 3min16s66. Com o tempo de 3min18s97, a Venezuela faturou a medalha de bronze da competição.

O primeiro brasileiro a ir para a piscina, Fernando Silva manteve bom ritmo, virou a os primeiros 50 m na primeira posição, mas entregou a prova para Eduardo Deboni pouco atrás dos venezuelanos.

Em seguida, Deboni impôs forte ritmo, deixou os venezuelanos para trás, mas acabou superado pelos norte-americanos. Nicolas Oliveira começou a passagem pela piscina, mas se recuperou a tempo de manter recuperar a liderança.

Aí veio César Cielo, que abriu larga vantagem para os brasileiros, teminou a sua participação com o tempo de 48s18, e garantiu a medalha de ouro para a equipe brasileira.