UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 11h54

Thiago Pereira vence 200 m medley e fatura 4º ouro no Pan

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Thiago Pereira superou mais um dia de "maratona" com nova medalha de ouro na natação dos Jogos Pan-Americanos. Nesta sexta-feira, ele, que vem sendo o principal nome do país na competição, venceu a prova dos 200 m medley, com o tempo de 1min57s79. Foi o 12º ouro do Brasil no Rio.

Flávio Florido/UOL
Pereira superou mais um dia de "maratona" com nova medalha de ouro no Pan do Rio
VEJA COMO FOI A PROVA
PERFIL DO ATLETA
MAIS FOTOS DA NATAÇÃO
O triunfo do brasileiro aconteceu pouco depois dele entrar na piscina para as semifinais dos 200 m peito, em que ele obteve classificação para a decisão.

"Não segurem o Thiago. Quando ele sair da piscina, abram a passagem para ele, direcionem ele lá para baixo, para 'soltar'", repetiam frenéticos os voluntários aos jornalistas. "Ele não tem um minuto a perder para descansar de uma prova para outra."

Apesar do desespero de bastidores, Thiago mostrou que sua rápida recuperação é um dos principais méritos de seu alto rendimento. Ele saltou e já se distanciou dos adversários, e liderou a prova até o fim.

"Estou muito feliz porque senti no final, mas não tanto que me fizesse diminuir o ritmo. Estou cansado, mas deu tempo de fazer as duas provas sem perder nada", disse Thiago, que considera essa sua prova preferida. "Essa prova é a que mais gosto de nadar. Em Santo Domingo, me sobressaí pela primeira vez com ela, então é uma disputa diferente pra mim."

Essa foi a quarta medalha de ouro conquistada por Pereira. Ele já havia vencido as provas de 400 m medley, 200 m costas e ajudado o Brasil a vencer o revezamento 4 x 200 m livre, acabando, então, com a invencibilidade dos Estados Unidos em Pan-Americanos.

Com isso, Pereira já iguala marca do brasileiro Fernando Scherer, que também conquistou quatro medalhas de ouro no Pan de Winnipeg, em 1999, e se aproxima ainda mais do recorde de pódios de um brasileiro, que pertence a Djan Madruga, com seis medalhas, em San Juan-1979.

"Tanto Fernando Scherer quando Gustavo Borges são meus ídolos de infância, cresci vendo esses caras. É uma emoção muito grande estar no mesmo patamar que eles", disse Thiago, mas conteve a animação. "Recorde existe para ser batido. Assim como eu consegui isso hoje, alguém também vai conquistar isso mais tarde."

Pereira, que ainda vai disputar os 100 m costas, 200 m peito e revezamento 4 x 100 m medley, começou a prova já se distanciando dos adversários. Nos primeiros 50 metros, estilo borboleta, ele fez tempo de 24s76, quase um segundo à frente de Bradley Ally.

Na segunda batida, após o nado de costas, Pereira já tinha quase dois segundos de vantagem. Após finalizar 150 metros, o brasileiro pôs dois segundos e meio de frente para nadar com tranqüilidade na reta final.

Mesmo assim, ele manteve o ritmo forte até fechar com novo recorde pan-americano e sul-americano. Ele ainda diminuiu para cerca de três segundos a diferença para o recorde mundial do norte-americano Michael Phelps, que é de 1min54s98. A medalha de prata ficou com o norte-americano Robert Margalis, com 2min00s69, e o bronze, com Ally, de Barbados, com 2min00s96.