UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 11h50

Monique leva bronze e é a maior medalhista brasileira da natação

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Com o tempo de 2min01s38, a brasileira Monique Ferreira conquistou a medalha de bronze na prova dos 200 m livre dos Jogos Pan-Americanos. Ela ficou perto do recorde sul-americano, que pertence a sua compatriota Mariana Brochado, com 2min01s17.

Satiro Sodré/ Divulgação
Com o bronze, Monique se torna a maior medalhista brasileira em Pan-Americanos
VEJA COMO FOI A PROVA
PERFIL DE MONIQUE FERREIRA
ÁLBUM DE FOTOS DA NATAÇÃO
LEIA MAIS SOBRE NATAÇÃO NO PAN
A conquista teve sabor especial para a nadadora, que agora torna-se a maior medalhista do Brasil entre as mulheres da modalidade. Monique tem sete medalhas - duas pratas e cinco bronzes. Até a prova, Monique estava empatada com Tatiana Lemos, que tem seis medalhas.

"Estou muito feliz porque senti que era o máximo que conseguiria alcançar", admitiu Monique após a prova. "Ser a brasileira com o maior número de medalhas é uma grande honra. Até brinquei com a Tati que hoje iria vencer a disputa, e foi o que aconteceu."

A brasileira, que chegou a liderar a prova, sentiu dificuldade depois da última virada. "Senti dificuldade de manter o ritmo depois da passagem para os 50 m finais. Perdi muito tempo, mas ainda bem que consegui segurar o terceiro lugar até o fim."

A medalha de ouro ficou com a norte-americana Ava Ohlgreen, que confirmou o favoritismo e marcou o tempo de 2min00s03. A prata foi para a canadense Stephanie Horner, que terminou a prova em 2min00s29.

Ohlgreen ficou longe do recorde pan-americano, que pertence a sua compatriota Cintia Woodhead. Em San Juan-1979, a nadadora marcou o tempo de 1min58s43. O recorde mundial é da francesa Laure Manaudou, que durante o Mundial de Esportes Aquáticos deste ano estabeleceu o tempo de 1min56s62.

Monique Feerreira chegou a liderar a prova, e ficou em segundo lugar na virada dos primeiros 50 m, mas foi ultrapassada por Stephanie Horner, que lutou pela prrimeira colocação com Ohlgreen. Longe das líderes, coube a Monique o papel de preservar a terceira posição na prova e garantir um lugar no pódio.

Essa foi a segunda medalha de Monique Ferreira nos Jogos do Rio. Apesar de ter ficado apenas em quinto lugar nos 400 m livre, ela participou do revezamento 4 x 100 m, que conquistou a medalha de prata.