UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 14h17

Mayra Aguiar perde para norte-americana e fica com a prata

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A mais jovem judoca da delegação brasileira conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos, nesta sexta-feira. Mayra Aguiar, de apenas 15 anos, perdeu a final para a norte-americana Ronda Rousey na final até 70 kg.

Ao contrário da outra prata do Brasil no judô, João Gabriel Schlittler, Mayra saiu comemorando. "Foi muito louco. A torcida foi linda, me apoiando muito. Eu não conhecia a americana, é uma experiência que fica para a próxima. Com tão pouca idade, já conquistar um título tão importante é muito bom", disse a judoca.

A luta começou nervosa, com as duas atletas estudando a pegada. Mais experiente, veterana das Olimpíadas de Atenas, Ronda foi mais ofensiva nos primeiros minutos.

O placar, porém, seguiu empatado, com as duas jodocas disputando a melhor pegada. A norte-americana, porém, consegui pontuar com um yuko a menos de 1 minuto e meio do final.

Ronda ainda foi punida com um shido, no último minuto, antes de aplicar um ippon na brasileira. Apesar da derrota, Mayra Aguiar ficou muito satisfeita com a prata no Rio de Janeiro.

Para chegar à final, as duas judocas precisaram de três lutas. A gaúcha venceu, na semifinal, a cubana Onix Cortes, campeã mundial júnior em 2006 na categoria até 63 kg. Antes, a brasileira já tinha vencido a salvadorenha Veronica Mendoza e a venezuelana Maria Rojas.

Em seu caminho até a final, a norte-americana bateu a canadense Catherine Roberge, a argentina Mariana Lopez e a colombiana Yuri Alvear.

Ronda Rousey é uma das estrelas do time norte-americano de judô. Hoje com 20 anos, ela foi campeã mundial júnior em 2004 e bronze no Mundial Júnior de 2006, mas uma categoria abaixo da de Mayra.

Aos 15 anos, mais nova da equipe brasileira, Mayra chegou ao Pan credenciada pelo bronze no Mundial Júnior, disputado na República Dominicana em 2006. Ela ainda foi considerada a melhor atleta do Grand Prix Nacional - a competição de judô mais importante do país.

"Ela tem só 15 anos, está no seu primeiro Pan. É um mega evento, não dá para cobrar maturidade na final. A americana é campeã mundial júnior, muito mais experiente", elogiou a técnica Rosicléia Campos.

Cuba fora do pódio

Na decisão do bronze, a cubana Onix Cortes perdeu para a canadense Catherine Roberge. Foi a primeira judoca cubana sem medalha nos Jogos. Em Santo Domingo, os cubanos ficaram entre os três primeiros em todas as categorias, no masculino e no feminino. O outro bronze foi para a colombiana Yuri Alvear.