UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 12h17

Fulminantes, brasileiros vão a três finais do judô

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil vai lutar por quatro medalhas no judô nesta tarde, três delas de ouro. A gaúcha Mayra Aguiar (até 70 kg), o medalhista olímpico Tiago Camilo (até 90 kg) e a atual campeã pan-americana Edinanci Silva (até 78 kg) venceram suas semifinais. O único derrotado foi Luciano Correa (até 100 kg), que luta pelo bronze.

Aos 15 anos, Mayra foi a primeira judoca do Brasil a se classificar para final nesta sexta-feira. Contra a cubana Onix Cortes, ela venceu por um wasari. Agora, vai tentar a medalha de ouro nesta tarde de sexta contra a norte-americana Rousey.

Com três shidos, três punições, a cubana - campeã mundial junior em 2006 - acabou derrotada e saiu chorando. Foi a primeira vitória dos brasileiros sobre Cuba no torneio de judô dos Jogos Pan-Americanos.

Já Tiago, prata em Sydney e estreante no Pan, foi fulminante nas duas lutas que fez no Rio 2007. Depois de vencer o porto-riquenho Alexis Chiclana em menos de um minuto, ele arrasou o norte-americano Rick Hawn na semifinal, com outro ippon rápido.

Buscando o bicampeonato pan-americano, Edinanci Silva, que entrou na área de lutas com o capuz na cabeça, imitando um lutador de boxe, venceu a rival argentina, Lorena Briceño, em menos de 10 segundos. Em sua estréia, ela já havia batido a guatemalteca Mirla Nolberto, em nove segundos.

O único derrotado na semifinal foi Luciano Correa, que perdeu para o cubano Oreidis Despaigne por ippon. Agora, o judoca da categoria até 100kg, que foi bronze no último Mundial, vai disputar o bronze. "É uma pena. Agora começa uma outra competição", disse Correa.