UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 15h05

Cavaleiros do Brasil não vão bem no primeiro dia do CCE

Da Redação
Em São Paulo

Começou nesta sexta-feira a prova de CCE (Concurso Completo de Equitação), que consiste e em uma seqüência de três dias de eventos. A primeira etapa, o adestramento, foi liderada pelos atletas norte-americanos, que ficaram nas cinco primeiras colocações.

Mara Dean ficou em primeiro com 73,19 pontos, seguida pela compatriota Stephen Bradley com 69,03 pontos e da também americana Karen O´Connor. O´Connor, que montou o pônei Theodore O´Connor (ou Teddy), terminou com 68,61 pontos.

Entre os brasileiros, o melhor colocado foi Carlos Paro, que competiu na categoria por equipes e terminou em nono, com 64,03 pontos. Curiosamente Carlos foi o último competidor da prova desta sexta. Seu irmão, o cavaleiro André Paro foi o primeiro e terminou com a segunda melhor pontuação, 61,53 pontos. André ficou com a 14ª colocação.

O segundo competidor foi Serguei Fofanoff, o "Guega", que competiu no individual e teve 59,19 pontos. O outro cavaleiro que competiu individualmente foi Saulo Tristão, que ficou com 56,11 pontos e em antepenúltimo, na 24ª colocação.

Renan Guerreiro foi o terceiro brasileiro a entrar no picadeiro. Competindo com a equipe brasileira, Renan terminou com 58,47 pontos, em 18º. Colocado imediatamente antes de Renan, ficou Fabrício Salgado, que participou da disputa de equipes e terminou com 59,03 pontos.

A prova de adestramento é realizada em um picadeiro de 20 m x 60 m. Os juízes avaliam o ritmo, obediência do animal, harmonia do conjunto (cavaleiro e cavalo). Ainda estão previstas as provas de cross country, neste sábado às 10h, e saltos, prova que encerra a competição no domingo, às 14h.