UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 23h55

Argentina vence Cuba e reedita final com o Brasil no handebol

Da Redação
Em São Paulo

A decisão da medalha de ouro do torneio masculino de handebol será uma reedição da final do Pan de 2003. Na noite desta sexta-feira, em uma partida emocionante, a Argentina venceu Cuba por 30 a 29 (25 a 25 no tempo normal) e se classificou para a decisão.

EFE
Argentinos comemoram vitória sobre Cuba e classificação para a final com o Brasil
FOTOS DO HANDEBOL NESTA SEXTA
BRASIL VENCE TIME DO URUGUAI
PÁGINA ESPECIAL DE HANDEBOL
Os argentinos, que nunca conquistaram o ouro no Pan-Americano, tentarão a revanche contra o Brasil, que levou a melhor em Santo Domingo, vencendo na prorrogação, por 31 a 30. No Pan do Rio, o duelo em busca do ouro e da vaga nas Olimpíadas de Pequim-2008 está marcado para as 10h30 deste domingo. A decisão do bronze, entre Cuba e Uruguai, está prevista para às 9 horas.

Como a final de 2003, a semifinal desta sexta, no Riocentro, também foi definida na prorrogação. Cuba começou a partida com grande vantagem e chegou a abrir 10 a 5 no placar. Os argentinos perderam dois tiros de sete metros, mas buscaram a recuperação e conseguiram se aproximar, encerrando o primeiro tempo dois gols atrás (14-12). Ao marcar no minuto final, o argentino Torres ainda provocou a torcida no Riocentro, que estava toda a favor dos cubanos.

No segundo tempo, a disputa ficou bem mais equilibrada, e os argentinos buscaram o empate por 21 a 21. Voltaram a empatar por 24 a 24 e o placar ficou igualado até o minuto final, quando o cubano Noa Turino marcou o gol de desempate. Faltando três segundos para zerar o cronômetro, Martín Lima, em cobrança de tiro de sete metros, marcou para a Argentina e forçou a prorrogação.

O primeiro tempo da prorrogação terminou com a Argentina na frente, depois que Cuba perdeu um tiro de sete metros. No segundo período do tempo extra, a Argentina ficou sem Crevatin durante dois minutos, Cuba aproveitou e marcou com Pavan, mas os argentinos, mais tranqüilos, descontaram quando ainda estavam em desvantagem no número de jogadores. O time abriu vantagem e, com um gol de Pavan, garantiu a vaga na decisão.

Os cubanos, donos de três medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, todas conquistadas em finais com o Brasil (em Havana-1991, Mar del Plata-1995 e Winnipeg-1999) pode agora tentar sair com o bronze, já que o Uruguai não tem nenhuma medalha. Em Santo Domingo, a equipe uruguaia foi derrotada pelos Estados Unidos na disputa pelo terceiro lugar 25 a 23). Nesta sexta, perdeu para os brasileiros por 28 a 16.