UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 17h21

Seleção masculina vence Uruguai na semi do handebol e busca o bi

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro*

A seleção masculina de handebol venceu com tranqüilidade o Uruguai por a 28 a 16, pela semifinal do torneio dos Jogos Pan-Americanos. Atual campeão, o Brasil terá mais uma vez como adversário na briga pelo ouro a seleção da Argentina, que venceu Cuba na outra partida da semifinal.

Apesar da torcida incentivar durante todo o tempo a seleção brasileira,um dos jogadores do Uruguai teve atenção cativa.

Orlando, conhecido como El Topo, 1,69 m e 110 kg, virou xodó dos brasileiros. A cada passe, o uruguaio era ovacionado e recebia gritos. Até o chavão "Orlando, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver" sobrou de provocação para o jogador. Orlando chegou a marcar um gol e, a animação foi tanta, que até o goleiro Maik caiu na risada.
XODÓ URUGUAIO
"Até agora, ficamos concentrados em cada jogo, tentando não pensar na vaga olímpica. Mas agora, tão pertinho, é muito difícil", disse Léo, artilheiro da partida, com seis gols. No handebol, os vencedores dos torneios masculino e feminino ganham vaga para a Olimpíada de Pequim-08.

O técnico Jordi Ribera admitiu que o elenco estava distraído em quadra, ainda mais ao perceber que o jogo seria fácil. "O primeiro tempo foi bem melhor, os contra-ataques funcionaram, já eles quase não usaram isso para evitar deixar o placar ainda mais elástico. Estamos treinando sério para essa final, e os jogadores sabem que terão que entrar focados independente do adversário."

Para Léo, as diferenças são marcantes entre Argentina e Cuba. "Os cubanos são mais fortes que a gente, mas erram mais. Já a Argentina trabalha melhor a bola e é mais técnica. Além disso, tem a questão da rivalidade, mas esperamos contar mais uma vez com essa torcida", disse o jogador.

No primeiro tempo, os uruguaios até esboçaram alguma resistência e o jogo começou equilibrado. Zeba, o destaque da etapa inicial, abriu o marcador em jogada rápida no primeiro minuto de jogo, ditando o ritmo acelerado que a partida tomaria. Aos 10 minutos, no entanto, o Brasil estava à frente do placar com pouca vantagem, 4 a 3.

Somente na segunda metade do primeiro tempo, o Brasil destravou e, com boas atuações de Bruno Santana, Silvinho e Léo, com dois gols cada, tomou controle da partida. Com outros três gols de Zeba, o Brasil foi para o intervalo com confortáveis 15 a 6.

No segundo tempo, a seleção manteve a velocidade nos minutos iniciais, e ampliou a vantagem para 10 gols, com 24 a 14, para então "estacionar" a goleada. Na segunda etapa, Léo e Silvinho foram os destaques, além de Jaqson, que segurou a defesa: 28 a 16.

* Atualizada às 00h12