UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 20h33

Wakeboard estréia no Pan para superar canadenses

Da Redação
Em São Paulo

Nos Jogos Pan-Americanos 2007, o esqui aquático contará com uma novidade, o wakeboard, que estreará no Pan às 14h deste sábado. O esporte tem até uma pequena rivalidade com o esqui aquático, mas não se recusou a participar do evento continental quando foi convidado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

Patrícia Santos/Folha Imagem
Marreco diz ter orgulho de representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio
PERFIL DE MARRECO
CONHEÇA MAIS SOBRE O ESQUI
O motivo do convite não teve como idéia principal a aproximação dos dois esportes. E isso aconteceu, mas foi pensando no quadro de medalhas e no favoritismo brasileiro. Com a disputa medalha a medalha que o Brasil já esperava travar com o Canadá pela terceira colocação, um ouro a mais é sempre bem-vindo.

Ainda porque na edição de 2003 os rivais canadenses conquistaram três medalhas de ouro no esqui aquático enquanto o Brasil não saiu do zero. O resultado custou justamente a tão sonhada terceira posição no ranking.

Para segurar os canadenses, Marcelo Giardi, o Marreco, foi escalado. Pentacampeão brasileiro o dono da vaga confirma a rivalidade com o esqui, mas não se importa: "É uma honra representar o wake no Pan, mesmo que seja pelo esqui. Só tivemos certeza de que iríamos pro Pan no ano passado"

No Brasil, o esporte também começou assim. A modalidade só era disputada em campeonatos de esqui aquático, mas com o tempo adquiriu independência: "Espero que aconteça a mesma coisa no Pan", torce Marreco.

O primeiro atleta a entrar na água, porém, não será Marreco. A estreante Juliana Negrão, de 17 anos, que competirá nas três modalidades (slalom, truques e saltos) começará na prova de slalom, às 10 horas.

Em seguida entra o experiente Brucutu, competindo no slalom masculino. No Rio, o esquiador fará sua segunda participação em Pan-Americanos. Em Santo Domingo-03, Brucutu conquistou o sétimo lugar. "Tinha 17 anos, era um moleque, fiquei muito nervoso. Hoje já estou amadurecido, vou dar trabalho para esses caras".

Marreco encerra do dia do esqui aquático. E de acordo com as esperanças da CBDA, como uma vaga na final e sem o Canadá para incomodar.