UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 16h54

Equipe brasileira masculina de espada fica em último lugar

Da Redação
Em São Paulo*

A equipe masculina da espada por equipe, prova da esgrima, não foi bem nesta sexta-feira e terminou na 8ª e última colocação da disputa.

Não foi dessa vez que saiu a esperada primeira medalha brasileira por equipe entre as mulheres da esgrima em Jogos Pan-Americanos. Nesta sexta-feira, o trio do país no florete perdeu para o time de Cuba por 45 a 31 na disputa do terceiro lugar e ficou sem a medalha de bronze no Pan do Rio de Janeiro.

Dos nove confrontos com as cubanas Misleydis Compañi, Annis Hechavarria e Adriagne Rivot, o grupo brasileiro formado por Maria Julia Herklotz (Maju), Tais Rochel e Silvia Rothfeld triunfou em apenas três, sendo que cada uma das esgrimistas venceu um jogo.
TRIO FEMININO FICA EM 4º
LEIA MAIS
Depois de perder para Cuba nas quartas-de-final por 45 a 18, o time brasileiro formado por Fernando Linschoten, Patrício Runnacles e Athos Schwantes caiu diante dos porta-riquenhos por 45 a 33 e encerrou sua participação com nova derrota, agora para os argentinos, por 45 a 37.

A medalha de ouro ficou com Cuba que derrotou a Venezuela na final. Na briga pelo bronze, os Estados Unidos levaram a melhor sobre o Canadá com o placar final de 45 a 37. Porto Rico terminou na quinta colocação, seguido pelo Chile.

A equipe brasileira masculina de espada sofreu alterações pouco antes do Pan. Ivan Schwantes seria um dos competidores, mas teve de ser substituído por Patrício Runnacles após sofrer uma perfuração no pulmão em um treinamento com o irmão Athos.

Já a vaga de Fernando Linschoten foi bastante contestada por Roberto Lazzarini, que foi reprovado nos testes físicos da Confederação Brasileira de Esgrima. O veterano esgrimista tentou ganhar um lugar no Pan judicialmente, mas não conseguiu.

*Atualizada às 21h35