UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 15h24

EUA inauguram basquete no Pan com 'lavada' sobre a Colômbia

Da Redação
Em São Paulo

Era a estréia de uma seleção feminina sub-22 dos Estados Unidos no Pan-Americano, mas o que se viu foi a variedade tática que tanto tem faltado ao time masculino nos torneios organizados pela Fiba.

Exibindo um basquete coletivo muito bem organizado, sobretudo no primeiro tempo, as norte-americanas protagonizaram nesta sexta-feira a primeira partida de basquete nos Jogos do Rio de Janeiro, "atropelando" a Colômbia por 95 a 41, na Arena Multiuso do Complexo Cidade dos Esportes.

EFE
Jayne Appel, dos Estados Unidos, vence marcação da colombiana Levys Torres
PÁGINA ESPECIAL DO BASQUETE
E as atletas dos EUA mostraram um verdadeiro arsenal da linha dos três pontos, além de ótimas variações defensivas, alternando muito bem a marcação individual com a por zona - possibilidades que a seleção masculina ainda não explora tão bem.

Num jogo relativamente fácil, em que os Estados Unidos estiveram à frente no marcador desde o primeiro minuto, outro fator muito bem usado pela técnica Dawn Staley foi a rotação de atletas.

Ao final do primeiro tempo, que os EUA venceram pela parcial 63 a 23, onze das doze atletas norte-americanas haviam entrado em quadra - e todas pontuaram.

Além disso, seis jogadoras haviam acertado pelo menos uma bola de três pontos. O time converteu, só nos dois primeiros quartos, 10 de 16 chutes de perímetro (foram 11 de 21 no jogo), para abrir uma impressionante vantagem de 40 pontos.

Após o intervalo, com a partida ganha, os Estados Unidos diminuíram o ritmo e o ímpeto ofensivo, mas sem deixar de sufocar as colombianas na defesa. Diferente das norte-americanas, que tiveram aproveitamento de 53% dos arremessos no jogo, as colombianas não acertaram um quarto dos chutes que tentaram (24%).

CANADÁ ESTRÉIA COM VITÓRIA SOBRE MÉXICO NO TEMPO EXTRA
Pelo grupo A, o Canadá e México precisaram da prorrogação, depois de empatarem no tempo normal por 61 pontos, para decidirem o primeiro vencedor do grupo do Brasil. No tempo extra, as canadenses derrotaram as mexicanas por 74 a 63.

Teresa Gabriele, do Canadá, foi a cestinha do jogo, com 22 pontos. Pelo México, a principal pontuadora foi Brisa Silva, com 20 pontos.

O Canadá enfrenta a Jamaica neste sábado, enquanto o México encara a seleção brasileira.
CONFIRA A TABELA COMPLETA
VEJA AS IMAGENS DO BASQUETE
Apesar do grande placar e da diferença de 54 pontos, o que prevaleceu na partida foi mesmo o jogo coletivo. A cestinha do jogo, por exemplo, foi a colombiana Yaneth Arias, com 17 pontos.

Mattee Ajavon foi melhor pontuadora dos EUA, com 16 pontos e três acertos da linha de três pontos. Nikolika Anosike, que veio do banco, foi outro destaque norte-americano com um duplo-duplo (10 pontos e 10 rebotes).

Na quarta-feira, num jogo-treino naturalmente menos competitivo, a seleção norte-americana enfrentou o Brasil no mesmo ginásio. Perdeu por 64 a 56, mas resistiu e criou bastante dificuldade para as brasileiras.

As norte-americanas voltam à quadra este sábado, para enfrentar a Argentina pelo grupo B.