UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 15h35

"Cabra-da-peste", Cardoso Jr conquista o bronze no tiro rápido

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro *

"Sou de Crateús, interior do Ceará. Saí de lá com 12 anos, mas sou bichinho cabra-da-peste mesmo, bem caipira. Minha cidade está em festa agora". Foi assim, com o bom humor e o orgulho típico do povo nordestino, que Fernando Cardoso Junior comemorou a medalha de bronze pan-americana.

Nelson Perez/COB
Fernando Cardoso Jr. superou problemas na preparação e garantiu o bronze no Pan
DANIELA CARRARO FICA SEM MEDALHA
BRASILEIROS VÃO MAL NA CARABINA
Ele garantiu a terceira colocação na prova do tiro rápido, melhorando a quarta colocação das eliminatórias. Na final, ele conseguiu a segunda maior pontuação entre os classificados: 199,1 pontos.

Somado ao resultado da etapa classificatória, o brasileiro somou 768,1 pontos. Tudo isso depois de sérios problemas de preparação. "Tive dificuldades com o equipamento. A munição demorou a chegar e a arma veio com defeito", lembra o atirador, que disputou seu segundo Pan.

O atraso na preparação só deixou mais evidente as dificuldades que o cearense tem para treinar. Mesmo militar, ele não tem tempo para se dedicar integralmente ao esporte. "Sou militar, mas sou amador. Só atiro nas horas vagas e de lazer. O exército só me liberou para intensificar os treinamentos há três meses", disse.

Mesmo assim, Cardoso agradeceu o apoio que recebeu do Exército. "Quero agradecer por ter sido liberado. Esta aí o resultado. Medalha, terceiro lugar. Conquistar essa medalha no Brasil é fantástico. Estou leve, estou alegre, estou nas nuvens".

A medalha de ouro ficou com o cubano Leurir Pupo Requejo, com 784 pontos, que elogiou muito o Centro Nacional de Tiro Guilherme Paraense, em Deodoro. "Estamos competindo em instalações de nível internacional. Me sinto nos Jogos Olímpicos. Não vi nada parecido em nenhum lugar onde competi. Com complexos esportivos assim, acredito que o Brasil possa organizar uma Olimpíada", afirmou o cubano.

Keith Sanderson, dos Estados Unidos, somou 772,2 pontos e ficou com a medalha de prata. O outro brasileiro que participou da prova, Emerson Duarte, somou 755,7 pontos e terminou na quinta colocação (seis atletas participaram da final).

* Atualizada às 18h30