UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 19h09

Jenifer Widjaja erra no momento de definição e cai na 2ª fase

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A brasileira Jenifer Widjaja, 20, não conseguiu avançar às quartas-de-final do torneio feminino de tênis do Pan. Nesta quinta-feira, ela teve o jogo em mãos, mas acabou derrotada pela argentina Betina Jozami por 2 sets a 1, com parciais de 6-2, 3-6 e 7-5.

A paulista sacou no set final com vantagem de 5-4 em seu favor para poder definir a partida. Mas cometeu erros não-forçados e dupla falta e deixou a partida escapar.

"Eu me desconcentrei um pouco, foi uma vacilada. O jogo estava nas minhas mãos", afirmou.

As duas atletas haviam se enfrentado por duas vezes no circuito, com um triunfo para cada lado. A argentina vencera o último, no ano passado, por duplo 6-3, em Campos do Jordão (SP). A mesma cidade assistiu aos 2 sets a 0, com 6-4 e 6-1 a favor da brasileira em 2005. Elas também ocupam a mesma faixa de classificação do ranking da WTA - a brasileira é a 208 do mundo, quatro postos acima de Jozami.

O jogo

Widjaja, em sua primeira participação nos Jogos, mostrou muito mais vibração e dedicação em quadra do que a compatriota Joana Cortez, eliminada pela argentina Jorgelina Cravero na partida anterior.

Ela se movimentou com muito mais agilidade no fundo da quadra para compensar a defasagem de potência de seus golpes em relação aos da adversária. A brasileira também mostrou técnica apurada em alguns drop shots e na inversão de bolas na passada.

Foi essa persistência que lhe deu chances de seguir viva no Pan. Mas a instabilidade emocional, quando tudo pesava a seu favor, lhe custou a seqüência no Pan.

Na estréia, a brasileira havia vencido com a chamada 'bicileta' - duplo 6-0 para cima da uruguaia Maria Arechavaleta - sem chance para que seus nervos fossem testados.

Jenifer abriu 2-0 no primeiro set, mas perdeu cinco games seguidos e se viu comprometida. Na segunda parcial, ela conseguiu a quebra no sexto game, abriu 4-2 e controlou a vantagem até o final. No set derradeiro, superou o serviço da adversária pela primeira vez no terceiro game e abriu 3-1 na seqüência. Jozami, no entanto, obteve o primeiro empate em 3-3. Salvou-se no décimo game e fechou o jogo.

A argentina agora enfrenta a cubana Yamile Fors em busca de uma vaga na semifinal e a chance de disputar de medalhas. Fors passou pela paraguaia Rosanna de los Rios na segunda rodada, com 7-6 (8-6), 3-6 e 7-5.