UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 16h57

Argentina elimina Joana Cortez na chave individual do Pan

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Apesar de jogar em casa, com boa parte de sua família na platéia, a carioca Joana Cortez não esteve à vontade em quadra e foi eliminada pela argentina Jorgelina Cravero nesta quinta-feira nas oitavas-de-final do torneio feminino de tênis feminino do Pan.

Giancarlo Giampietro/UOL
Joana Cortez saca durante a partida contra a argentina Jorgelina Cravero no Rio
PERFIL DA TENISTA BRASILEIRA
A brasileira não conseguiu se soltar do fundo da quadra e permitiu que a cabeça-de-chave número três da competição mandasse no duelo do início ao fim. Ela venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-4, em 1h04min.

Este foi o segundo confronto entre as duas tenistas. No ano passado, a argentina havia levado a melhor no Torneio de Coatzacoalcos, por 2 sets a 1, com parciais de 7-5, 6-7 (6-8) e 7-5, no México. Ela, depois, se tornaria campeã do evento.

A argentina está na melhor fase de sua carreira, ocupando a posição de número 110 no ranking da WTA. Na semana anterior à do Pan, ela alcançou o posto máximo na lista, figurando com a número 108. Na atual temporada, ela 'furou' o qualifying do Aberto da Austrália e jogou o primeiro Grand Slam do ano. Foi eliminada, porém, na primeira rodada.

"Ela está jogando em um nível muito alto e isso pesou nos pontos decisivos", afirmou a brasileira. "Mas achei que a partida foi muito igual. Acabei enfrentando uma rival de simples muito boa logo na segunda rodada."

Joana, por outro lado, mais afeita às partidas de duplas, não venceu mais do que três jogos em nenhuma competição simples durante todo o ano. Ela não chega à final de um torneio de simples desde novembro de 2005.

O jogo
A tenista brasileira começou o jogo devagar, encaixando pouco seu serviço em quadra e permitindo que a argentina já abrisse com uma quebra.

Ela devolveu esse revés no quarto game, quando empatou a partida em 2-2, mas contando mais com erros da rival. Cravero tinha os melhores golpes e era quem controlava a partida. Essa potência física pesou nos games seguintes. Ela quebrou o saque - de fraca potência - da brasileira mais duas vezes na primeira parcial e venceu quatro games seguidos.

A tenista da casa ainda teve cinco chances de quebra nos sexto e oitavo games, mas não as aproveitou e perdeu a primeira parcial com facilidade para a argentina.

Para piorar, Joana cedeu seu serviço logo no primeiro game do segundo set. Ouvindo gritos de "levanta a cabeça, Joaninha" e "não terminou ainda", a brasileira tentou resistir no Pan. Passou a jogar de modo mais consistente no fundo e aos poucos ganhou confiança para avançar um pouco mais de confiança em seus golpes. No sexto game, ela retribuiu a quebra e empatou o jogo em 3-3. Na seqüência, ela fez 4-3 no jogo e assumiu a liderança em games pela primeira vez no dia.

A empolgação durou pouco. No nono game, a argentina voltou a se dar bem diante do serviço da adversária, reassumiu a dianteira do marcador e garantiu a vitória em 6-4.

Joana é a segunda brasileira eliminada no Rio. Na quarta, Teliana Pereira foi derrotada pela cabeça-de-chave número 2, a canadense Aleksandra Wozniak, por 2 sets a 1 (6-3, 0-6 e 6-0).

Jorgelina Cravero tem 13 títulos como profissional, mas nenhum conquistado no circuito WTA.