UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 20h03

Thiago Pereira e Kaio Márcio superam nova rodada de eliminatórias

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Dois dos principais destaques da natação brasileira nos Jogos Pan-Americanos participaram das eliminatórias da noite desta quinta-feira. Thiago Pereira e Kaio Márcio avançaram com facilidade às semifinas dos 200 m peito e dos 200 m borboleta, respectivamente.

Dono de três medalhas de ouro até o momento - 400 m medley, 200 m costas e revezamento 4 x 200 m livre -, Pereira fez o terceiro melhor tempo do dia em sua prova, com o tempo de 2min18s58.

REVEZAMENTO POUPA CIELO
O time masculino de revezamento 4 x 100 m livre adotou a mesma estratégia do feminino e poupou seu principal velocista. César Cielo não competiu nas eliminatórias desta quinta-feira, em que o Brasil encontrou ampla facilidade para se classificar. Os brasileiros perderam a bateria para os Estados Unidos, mas conseguiram o segundo melhor tempo do dia, com 3min19s65.

"Hoje foi só brincadeira, tanto que eu nem nadei hoje", disse Cielo, bem-humorado. "Mas amanhã é pra valer." Acabando com o mistério em torno de sua participação no revezamento, Thiago Pereira foi o terceiro a entrar na água, mas dará lugar a Cielo na final da prova. Os outros integrantes do time nacional foram Fernando Silva, e Eduardo Deboni, fechando a passagem brasileira. Os Estados Unidos, que contaram com Gary Hall Jr., Alex Righi, Andy Grant e Ricky Berens, cravaram 3min18s19. O terceiro colocado foi o Uruguai, com 3min21s34.
VEJA PERFIL DOS BRASILEIROS
PÁGINA ESPECIAL DE NATAÇÃO
"Eliminatória é para soltar o corpo, sem ter muita preocupação com tempo", comentou o técnico do nadador, Fernando Vanzella. "Thiago não forçou nada, está guardando forças para amanhã, que é o que interessa."

Outro brasileiro classificado para a semifinal foi Henrique Barbosa, com 2min20s16. O tempo mais rápido foi do norte-americano Scott Spann, líder da bateria de Pereira, com 2min15s70, seguido pelo seu compatriota Chris Ash, com 2min17s89.

Essa é a quinta prova que Pereira disputa. Além dos três ouros, ele já garantiu classificação para a final dos 200 m medley, que acontece na sexta-feira. As outras provas dele são as de 100 m costas e revezamento 4 x 100 m medley.

Já Kaio Márcio entrou na piscina do Parque Aquático Maria Lenk um pouco antes. Ele, que já levou o ouro nos 100 m borboleta, fez o quarto melhor tempo do dia, com 2min00s56.

"Me atrapalhei porque, na última virada, minha touca caiu e me desconcentrei", contou o nadador ao sair da prova.

Favorito a repetir o ouro, Márcio, que tem um título de campeão mundial dos 100 m borboleta em piscina curta, em 2006, terá na semifinal a companhia de outro brasileiro. Lucas Salatta ficou em 13º lugar, com 2min03s58. O melhor do dia foi o canadense Stefan Hirniak, com 2min00s15.

"Vamos ver o que dá para fazer. Nas duas provas que disputei, foram duas medalhas (revezamento 4 x 200 m e 200 m costas), então já estou satisfeito", comentou Lucas.

No feminino, o Brasil também classificou para a semifinal com duas nadadoras. A melhor delas foi Daiene Dias, a nona colocada, com o tempo de 2min19s58. Duas posições atrás, ficou Larissa Cieslak, com 2min21s77. A líder do dia foi a norte-americana Courtney Kalisz, com 2min11s41.