UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 10h26

Aos 32, Fabíola Molina é prata nos 100 m costas e nega aposentadoria

Fernanda Brambilla
Enviada Especial do UOL
No Rio de Janeiro

A brasileira Fabíola Molina conquistou a medalha de prata nos 100 m costas da natação. Com o tempo de 1min02s18, ela melhorou o recorde sul-americana que já lhe pertencia. A marca anterior era de 1min02s26.

Crédito
Aos 32 anos, Fabíola Molina descarta a aposentadoria após a conquista da prata
Reuters
Já no pódio, Fabíola Molia exibe a medalha de prata ganha nos 100 m costas
VEJA O PERFIL DE FABÍOLA MOLINA
ÁLBUM DE FOTOS DA NATAÇÃO
Aos 32 anos, Fabíola considerou a vitória uma reviravolta necessária em sua carreira, e afastou planos de aposentadoria.

"Essa medalha de prata é um ouro pra mim. A vitória significa muito na minha carreira, ainda mais porque fiquei de fora de Santo Domingo depois de ter participado de três Pans. Estou com 32 anos e me sinto muito bem, esta é a melhor fase da minha carreira", afirmou a nadadora, emocionada. "Estou fazendo meus melhores tempos, melhorei duas vezes o recorde sul-americano. não penso em parar tão cedo."

Para chegar ao pódio, a veterana teve que se recuperar de um mau começo na prova. Depois de virar os primeiros 50 m apenas na quarta posioção, ela forçou o ritmo e conseguiu ultrapassar a canadense Liz Wycliffe e a norte-americana Brielle White.

A medalha de ouro ficou com a norte-americana Julia Smit, que marcou o tempo de 1min02s01. O bronze ficou com a Wycliffe, com o tempo de 1min2s48.

"Agradeço a Deus, ao meu marido Diogo (Yabe, também nadador) e a todas as pessoas que me ajudaram. Essa conquista prova que todo sacrifício valeu a pena. Nâo é nada fácil acordar com dor, dormir com dor. Já passei por muitos momentos dífíceis em que questionava se valia a pena. Mas esse momento paga tudo", desabafou Fabíola.

Veterana de 32 anos, Fabíola estreou em Jogos Pan-Americanos na edição de 1991, disputada em Havana (Cuba). A ausência do Pan de Santo Domingo, em 2003, causou uma dose de desânimo para a atleta.

A conquista da vaga para os Jogos do Rio de Janeiro, no entanto, deu novo ânimo para Fabíola. A medalha da competição deve servir de inspiração na tentativa da obtenção de uma vaga nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Tatiane Sakemi em 6º
Nos 100 m peito, Tatiane Sakemi ficou apenas na sexta colocação com o tempo de 1min12s35. A brasileira até virou nos primeiros 100 m com chance de brigar por medalha, mas não conseguiu manter o ritmo.

A medalha de ouro ficou com a norte-americana Michelle Mckeehan, que fez o tempo de 1min08s49. Annamay Pierse, do Canadá, com 1min08s72 e Eizabeth Tinnon, também dos Estados Unidos, com 1min09s18, faturou o bronze.