UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 14h49

João Gabriel Schlittler consegue a prata nos pesados do Pan

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Novato da seleção masculina de judô, João Gabriel Schlittler, de 22 anos, conseguiu a medalha de prata no peso pesado dos Jogos Pan-Americanos do Rio.

Caio Guatelli/FI
João Gabriel Schlittler, estreante em Pans, acena para os torcedores antes da decisão
VEJA O PERFIL DE SCHLITTLER
IMAGENS DA ESTRÉIA DO JUDÔ
FOI JUSTA A DECISÃO?
PRISCILA MARQUES É BRONZE
VEJA COMO FOI A DISPUTA
A luta contra o cubano Oscar Brayson foi dura e só o vencedor só declarado após um round extra. Dois dos três juízes deram a vitória ao cubano. A decisão revoltou a torcida, que lotou o Riocentro nesta quinta, gritando: "ladrão, ladrão". Contrariado, João Gabriel Schlittler foi para os vestiários sem falar com ninguém.

Nos primeiros dois minutos, o judoca brasileiro procurou os pés do cubano, tentando a finalização, sem sorte. Mesmo buscando o combate, Schlittler não conseguiu pontuar nos primeiros cinco minutos.

A decisão, então, foi para o Golden Score - a prorrogração do judô, em que qualquer ponto valia o título. Sem nenhum ponto também no tempo extra, a decisão acabou na mão dos juízes, um balde de água para fria para a torcida que gritava o nome do judoca.

Para chegar à final, o carioca precisou de apenas duas lutas. Na primeira, ele venceu o argentino Carlos Cisneiros, que já tinha eliminado o norte-americano Kirk Hoffman na primeira rodada. Hoffman foi um dos cabeças-de-chave da categoria.

Depois de Cisneiros, a "vítima" foi o herói haitiano Joel Brutus, primeiro medalhista de prata de seu país, no Pan de Santo Domingo-2003. O brasileiro, em sua estréia nos Jogos, porém, ignorou a experiência do adversário e, com uma chave de braço, venceu o combate.

A favor de João Gabriel está o seu físico. Com 1,99 metro e 111 kg, ele é mais alto que a maioria e mais leve do que os judocas da sua categoria. Com isso, consegue superar os rivais com muito mais agilidade. "Se eu for competir na força, não consigo. Por isso, preciso ser mais rápido do que eles", explica o lutador.

Campeão olímpico em Seul-1988 e medalhista de bronze em Atlanta-1996, Aurélio Miguel elogiou muito o judoca carioca. "O João Gabriel tem tudo para ser um dos maiores pesos pesados da história do judô brasileiro. Ele tem características únicas e um biótipo muito bom para a categoria", disse o ex-judoca, que lutava entre os meio-pesados.

A trajetória de João Gabriel até a medalha foi bem mais tranqüila do que para conseguir a vaga no time brasileiro. Novato de 22 anos, ele teve de eliminar um peso pesado - em todos os sentidos - da modalidade no país.

Nas seletivas, ele brigou pelo lugar de titular do time brasileiro com Daniel Hernandez. Veterano dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 e Atenas-2004, Hernandez conquistou a medalha de ouro entre os pesados no Pan de Santo Domingo, em 2003.