UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 14h01

Bronze, Priscila Marques conquista a primeira medalha do judô

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A primeira medalha do judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos foi de bronze. Na primeira luta da tarde desta quinta-feira, a santista Priscila Marques bateu a venezuelana Giovanna Blanco e terminou em terceiro lugar na categoria acima de 78 kg.

FI
Priscila Marques perdeu a primeira luta, mas conseguiu o bronze pela repescagem
PERFIL DA MEDALHISTA
VEJA AS FOTOS DAS LUTAS
SCHLITTLER É PRATA
FOI JUSTA A DECISÃO?
Priscila não deu sorte no sorteio das chaves. Logo em sua estréia, enfrentou a cubana Ivis Dueñas, campeã do pan-americano da modalidade. Cuba é a grande potência das Américas no judô e, entre os pesados, não perdia o título desde 1987, no Pan de Indianápolis.

"Infelizmente não deu para trazer o ouro, mas eu me esforcei ao máximo por esse bronze. A caminhada até aqui foi muito difícil", disse a emocionada judoca ao final da luta.

A brasileira acabou derrotada, por ippon e precisou torcer pela cubana. Dueñas chegou às semifinais, classificando a brasileira, mas foi perdeu a vaga na final para a mexicana Vanessa Zambotti, que tinha sido bronze em Santo Domingo-2003.

"Quando ela perdeu a primeira luta, e perdemos a chance do ouro, eu disse para ela erguer a cabeça que nada estava perdido, que esse bronze iria vir", contou Rosicléia Campos, técnica da seleção brasileira

A primeira vitória de Priscila no Rio de Janeiro veio na repescagem. Por ippon, ela bateu a norte-americana Asma Sharif, que disputava sua primeira competição internacional. Na segunda luta, a adversária foi mais forte.


A canadense Olia Berger conquistou cinco vezes medalhas no Campeonato Pan-Americano de judô. A rival, porém, não deu muito trabalho para a brasileira, que venceu em menos de um minuto.

A brasileira chegou bem cotada aos Jogos. Em março deste ano, Priscila foi prata na Copa do Mundo de Hamburgo, na Alemanha, e ajudou a equipe feminina a ficar no primeiro lugar geral da competição.

No Pan de Winnipeg-1999, Priscila conquistou a medalha de bronze. Quatro anos depois, porém, contundiu o cotovelo e não conseguiu lutar por medalha em Santo Domingo.