UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 12h17

Schlittler vence haitiano e vai lutar pelo ouro no judô

Bruno Doro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro

O carioca João Gabriel Schlittler pode conquistar o primeiro ouro do Brasil no judô dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Ele venceu nesta manhã o haitiano Joel Brutus e vai lutar a final dos pesados (acima de 100 kg) contra o cubano Oscar Brayson.

Folha Imagem
João Gabriel Schlittler (d) vai enfrentar o cubano Oscar Brayson na disputa do ouro
PRISCILA BRIGA PELO BRONZE
PERFIL DOS BRASILEIROS
VEJA AS FOTOS DAS LUTAS
Estreante nos Jogos, Schlittler não teve muitas dificuldades até agora no Pan. Na semifinal, ele bateu o haitiano Joel Brutus, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, há quatro anos.

"Por ser mais leve, eu tenho mais agilidade do que os meus adversários e estou usando isso. Se for para o confronto de força, eu vou perder", disse o judoca, de 1,99 m e 111 kg, logo após a vitória. Ele é o mais leve dos atletas da categoria.

Apesar de ser menos experiente que o rival, Schlittler não se intimidou. Ele começou a luta com vantagem de um koka, logo depois de uma punição do haitiano. O combate seguiu travado e Brutus foi novamente punido, com o brasileiro na frente por um yuko.

Logo em seguida, a luta foi para o chão e o brasileiro conseguiu uma imobilização para vencer a luta. Joel Brutus é uma das estrelas do Haiti no Rio 2007. A prata de Santo Domingo-2003 foi a primeira da história do país. Nenhum haitiano já foi campeão pan-americano.

Na decisão, o adversário do brasileiro entra como favorito: o cubano Oscar Brayson, que venceu o peruano Carlos Zegarra na outra semifinal.

Brayson é um velho conhecido dos brasileiros. Ele disputou o campeonato brasileiro pela Sogipa, do Rio Grande do Sul. "Já lutei contra ele cinco vezes e perdi três", conta Schlittler. No último confronto, na Copa do Mundo da Hungria, o cubano levou vantagem.