UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 20h22

Ingressos "genéricos" deixam torcedores com Argentina x Cuba

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Alguns torcedores que compraram ingressos para a semifinal entre Brasil e República Dominicana, no handebol feminino nesta quinta-feira, passaram todo o período do jogo do lado de fora do pavilhão 3 do Riocentro, ouvindo os gritos da arquibancada e o locutor que anunciava a goleada.

Tudo porque os ingressos do handebol, assim como aconteceu no vôlei, foram colocados à venda sem especificação, com apenas "Semifinal 1" ou "Semifinal 2", a data e o horário. Ou seja, às cegas, os torcedores contaram com a sorte para acertar a partida do Brasil. Outros, tiveram que se contentar em voltar mais tarde para assistir a outra semifinal, entre Argentina e Cuba, marcada para as 22h.

"Vou vir à noite 'secar' Cuba, é o jeito", disse o estudante Diego Borges, com o ingresso na mão em frente ao pavilhão. "Fiquei desesperado quando olhei no site o horário do jogo do Brasil e não batia com o do ingresso. Vim aqui, tentei conversar, mas não consegui falar com ninguém, não me deixaram entrar."

Além de Diego, um grupo de amigos de Espírito Santo teve o mesmo problema. Barrados na porta do pavilhão, só então foram perceber o erro - e o novo programa do dia. "Vim de tão longe para ver as meninas do Brasil, e agora vou ver Argentina e Cuba?", indagava Raphael Pereira, que até tentou burlar a segurança.

"Tentei entrar, mas eles seguraram. Se soubesse, tinha comprado logo para a final", disse Raphael, de férias no Rio. O estudante tem o mesmo objetivo de Diego: "O jeito é "secar" Cuba e torcer para as argentinas vencerem", diz, com voz pensativa. "Cuba é mais forte, e elas são bravas."

Julio Cesar Nobre, também do Espírito Santo, se deu por vencido. "Acho que vai ser um jogo interessante de assistir", comentou o capixaba, que é professor de handebol e trocou o ingresso por um quilo de alimento na bilheteria do estádio João Havelange, o Engenhão. "Já vi o jogo do Brasil contra Cuba e agora vou ver outro confronto", contou Julio.

Filiphe Câmara, que comprou de uma vez ingressos para handebol, futebol feminino e masculino e basquete, também não perdeu o espírito esportivo. "Vou ficar aqui e esperar as jogadoras saírem. Quero tirar foto com elas, já que nem torcer eu vou poder.

O torcedor ainda deu sua sugestão ao Co-Rio (comitê organizador dos Jogos). "Eles poderiam ao menos ter detalhado a descrição do jogo, pra gente saber se é vencedor do grupo A contra o segundo do B, ou vice-versa. Mas não, fui feito de bobo", reclamou. "Agora vou vir à noite secar Cuba. Elas que se preparem, vou xingar muito."