UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 09h42

Ricardo e Emanuel vencem argentinos e avançam às quartas

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Os brasileiros Ricardo e Emanuel já estão classificados para as quartas-de-final do torneio masculino de vôlei de praia do Rio de Janeiro. A dupla, atual campeã olímpica, venceu nesta quarta-feira pela manhã os argentinos Fabio Perez e Pablo Suarez por 2 sets a 0, com um duplo 21-16.

CBV/Divulgação
A dupla brasileira, atual campeã olímpica, venceu Perez e Suarez por 2 sets a 0
CBV/Divulgação
Ricardo e Emanuel já estão classificados para as quartas-de-final do Pan do Rio
PERFIL DE RICARDO
PERFIL DE EMANUEL
VEJA AS IMAGENS DA PARTIDA
Esta foi a segunda vitória da dupla brasileira na competição. Na estréia, Ricardo e Emanuel encontraram mais facilidade para bater os colombianos Rafael Cabrales e Diego Naranjo também por 2 a 0.

"Foi um jogo diferente da estréia. A Argentina mostrou uma resistência muito maior. Eles vieram com o saque muito forte e conseguiram manter uma virada de bola muito maior que a da Colômbia. Depois conseguimos manter o nosso ritmo de jogo e tivemos vantagem até o final", analisou Ricardo.

O público, mais uma vez, foi decepcionante na Arena de Copacabana. Na manhã de tempo encoberto, mais da metade dos lugares do palco do vôlei de praia no Pan estava vazio.

Atendendo a um pedido do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ricardo e Emanuel entraram em quadra com uma tarja preta no peito, em sinal de luto às vítimas do acidente com o vôo 3054 da TAM que se chocou com um prédio em São Paulo no final da tarde de terça-feira.

Na outra partida do dia válida pelo grupo A, Marcelo Araya e Jonathan Guevara, da Costa Rica, venceram a fraca dupla da Colômbia formada por Rafael Cabrales e Diego Naranjo. Com parcias de 21-16 e 21-15, os colombianos foram derrotados em 33 minutos.

BRASILEIROS CHOCADOS
A tragédia com o vôo 3054 da TAM na tarde de terça em São Paulo deixou chocada a dupla Ricardo e Emanuel.

"Para mim foi um choque porque estava vendo o Brasil ganhar medalha na ginástica quando veio o plantão com aquela notícia", disse Emanuel.

"Nós, jogadores, estamos a cada semana em um lugar diferente e estamos sujeitos a isso. É uma coisa que preocupa. Temos que tentar passar uma coisa boa para as pessoas que estão sofrendo nesse momento", completou Ricardo.
Na partida, os brasileiros deram a impressão de que iriam massacrar os "hermanos". Ricardo e Emanuel logo abriram 4 a 1 de vantagem no primeiro set. Mas dois bloqueios seguidos de Perez levou a dupla argentina de volta à disputa.

O jogo ficou bastante equilibrado. Os brasileiros erraram duas bolas seguidas e permitiram que os rivais passassem à frente no marcador. Apenas no final da parcial Ricardo e Emanuel fizeram valer a superioridade técnica e abriram certa folga.

O segundo set seguiu o mesmo ritmo. Os argentinos mais uma vez dominaram os primeiros pontos, mas não conseguiram disparar no placar. Assim, com tranqüilidade, Ricardo e Emanuel reassumiram as rédeas da partida e ganharam a parcial.

A dupla brasileira encerra sua participação na primeira fase nesta quinta-feira, diante dos costarriquenhos Jonathan Guevara e Marcelo Araya.

"A gente não conhece a outra dupla. Vamos ver um vídeo para saber qual estratégia temos que tomar. Vamos ver o que melhor temos que fazer para vencer este jogo e que vai definir o primeiro colocado da chave", disse Ricardo.